TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração De Computadores

Projeto de pesquisa: Geração De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A tecnologia do último século tem vindo a crescer de forma exponecial.Mas, para engatar toda essa velocidade de evolução, e a esses resultados magnificos, ela passou por uma série de etapas, ou melhor, gerações, onde foi se aprimimorando e evoluindo abundantemente em cada uma delas. O avanço tecnológico a par com os avanços da ciência, possibilitou o nascimento e o crescimento contínuo da informática.

1-Primeira Geração (1937 a 1953)

1.1-Tecnologia: válvulas a vácuo

1.2-Primeiras Tentativas

1937 - John Vincent Atanasoff e Clifford Berry, na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, criaram o ABC (Atanasoff-Berry Computer).

1943 - Max Newman, Alan Turing e equipe de Betchley Park desenharam a série de máquinas "Colossus", mantida em segredo durante a II Guerra Mundial (foi usado na decodificação de mensagens secretas dos alemães).

1948 - A equipe da IBM utiliza pela primeira vez o SSEC (Selective Sequence Eletronic Calculator) , uma máquina híbrida de válvulas a vácuo e relês eletromecânicos, para calcular as tabelas de posições da Lua (utilizadas na primeira alunissagem).

1.3-Primeiros computadores programáveis de uso universal

1943 a 1945 - J. Presper Eckert, John V. Mauchly e Herman H. Goldstine, nos Estados Unidos, construíram o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator Computer), considerado o primeiro computador programável universal, que foi usado em uma simulacão numérica para o projeto da bomba de hidrogênio e em pesquisa de projetos de túneis de vento, geradores de números randômicos e em previsões metereológicas.

1946 - Max Newman e a equipe da Universidade de Manchester, na Inglaterra, que teve a participação de Alan Turing, construíram o Manchester Mark I, "primeiro computador que funcionou", que teve "a primeira visualização na tela de dados contidos na memória" e que teve o primeiro programa gravado executado em 21 de junho de 1948.

1945 a 1951 - J. Presper Eckert, John V. Mauchly (engenheiros eletrônicos) e Herman H. Goldstine com a consultoria de John von Neumann, doutor em Matemática, pela Universidade de Budapeste, húngaro, naturalizado americano, especialista em lógica, construíram o EDVAC (Eletronic Discrete Variable Computer), "um autômato universal eletrônico de algorítmo gravado" (BRETON, 1991:100).

1951 - J. Presper Eckert e John V. Mauchly construíram o UNIVAC (UNIVersal Automatic Computer), o primeiro computador bem sucedido comercialmente. Sua aplicação era na área de administração.

1.4-Linguagem/Software

Os primeiros programas eram escritos em código de máquina, os programadores escreviam os números binários que correspondiam às instruções a serem armazenadas na memória.

1950 - os programadores começam a usar a linguagem de montagem (assembly), uma notação simbólica. totalmente dependente da máquina em que era usada. Apareceram então os montadores (assemblers) que traduzem as notações para a linguagem de máquina.

1.5-Programas (Software)

Em 1948, David Wheeler, matemático de Cambridge, Inglaterra, escreveu um programa, Ordens Iniciais, que era perfurado em uma fita de teletipo, convertia o simbólico em binário e gravava na memória do computador pronto para executar. Esse programa tinha 30 instruções.

Os programas tinham que ser constantemente revisados porque apresentavam muitos problemas e uma revisão economizava muito tempo de reprocessamento.

Inicialmente, os problemas nos programas eram chamados de erros, mais tarde passaram a se chamar "bugs" e o processo de correção chama-se "debugging".

O programa era denomindo rotina. Os cientistas de Cambridge sugeriram que se criasse uma biblioteca de sub-rotinas, isto é, de pequenos programas ou partes de programas que serviam par uma série de outras aplicações. Isso aumentava a produtividade e a confiabilidade do programador. Wheeler recebeu a incumbência de organizar as primeiras bibliotecas de subrotinas e realizou-a de maneira "simples e elegante". As sub-rotinas eram colocadas na memória em qualquer endereço disponível, otimizando o uso da memória. Em 1951, o grupo de Cambridge escreveu um livro texto "A Preparação de Programas para um Computador Digital Eletrônico" publicado nos Estados Unidos para alcançar um público maior.

A partir de 1953, o centro de programação se muda para os Estados Unidos. Com computadores maiores e memórias maiores, era anti-econômica a programação artesanal. Começa-se a experimentar a programação automática.

1.7-Entrada e saída de dados: cartões perfurados e listas impressas.

Usuário não tinha nenhum contato com o computador. Digitadores transcreviam programas e/ou dados em cartões perfurado

2-Segunda Geração (1954 a 1962)

2.1-Tecnologia

Diodo discreto e transistor; núcleos magnéticos de memória.

1954: Máquinas: constução do TRADIC nos laboratórios da Bell e do TX-0 no Laboratório Lincoln do Massachusetts Institute of Technology.

Supercomputadores: o LARC (Livermore Atomic Research Computer) e o IBM 7030 (aka Stretch) : formas primitivas de processamento paralelo.

Minicomputadores: PDP-8 (construídos com transistores e núcleos magnéticos, foram bem comercializados a partir de 1963)

2.2-Arquitetura:

Registradores de índices para controle de "loops" e unidades de ponto flutuante propiciando cálculos mais rápidos.

2.3-Linguagem/Software

FORTRAN: John Backus, 1954-1957, ALGOL: 1960 (American Association for Computing Machinery e organizações européias similares), and COBOL: Grace Hopper, 1959 (governo americano patrocinando o CODASYL, Committee on Data Systems and Languages).

2.4-Programas (Software)

Programação automática se refere a sistemas que permitem que o programador escreva um programa em códigos de programação de alto nível e que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com