TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração Dos Computadores

Exames: Geração Dos Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo, fornecer um panorama geral a cerca da evolução da computação e do raciocínio lógico desde os primórdios da humanidade, chegando até aos dias de hoje, abrangendo principalmente a tecnologia desenvolvida e alcançada na área computacional durante o século XX. A Principal ferramenta desenvolvida apresentada nesse Trabalho, O Computador, será divida e apresentada em 5 Gerações em uma espécie de escala evolutiva e comparativa, apresentando também os seus benefícios e facilidades para nossa sociedade.

Sumário

1.1 – Introdução

2.1 - Breve Histórico

2.2 - 1ª Geração dos Computadores

2.3 - 2ª Geração dos Computadores

2.4 - 3ª Geração dos Computadores

2.5 - 4ª Geração dos Computadores

2.6 - 5ª Geração dos computadores

3.1 - Conclusão

4.1 - Referências Bibliográficas

1.1 - Introdução

Milênios se passaram e a constante busca pela ferramenta ideal para se executar tarefas de forma inteligente e efetiva não terminara. Aproximadamente 5000 atrás, camponeses que começavam a desenvolver a agricultura e a domesticação de animais, necessitavam também desenvolver o raciocínios quanto a sua primitiva contabilidade. Os Séculos foram passando e essa contabilidade que era realizada até então com pedras, gravetos e até mesmo os dedos das mãos foi aos poucos recebendo ajuda de pequenos instrumentos que facilitariam essas atividades contábeis. Em meados de 3500 a.C, surgiu o conhecido Ábaco, calculadora Primitiva originalmente criada pelos Babilônios, e que depois foi aprimorada pelos Chineses chegando ao seu formato a aplicabilidade conhecida mundialmente. Após o Ábaco, muitos outros inventos foram criados com o intuito de ajudar os homens a realizar suas operações Matemáticas diminuindo a dificuldade que se tinha principalmente em lidar com grandes números e com isso facilitando a resolução de operações até mesmo mais sofisticadas. Até a chegada do primeiro Computador, uma série de experimentos foram desenvolvidos por matemáticos e cientistas, porém, sempre seguindo uma lógica de aperfeiçoamento do que já existia em cada época, uma espécie de cópia aprimorada. Seguindo essa ordem, serão apresentadas no próximo capítulo, as principais máquinas desenvolvidas ao longo da história da humanidade que ajudaram a mesma a aprimorar seus conceitos matemáticos e lógicos a cerca das problemáticas enfrentadas ao longo dos tempos até a chamada 1ª Geração de Computadores.

2.1 - Breve Histórico

2.1.1 Primeira forma de cálculo - Mercadores da Antiga Mesopotâmia faziam um sulco na areia e iam colocando nele sementes secas (ou contas) até chegar a dez, depois faziam um segundo sulco, onde colocavam uma só conta – que equivalia a 10 -, esvaziavam o primeiro sulco e iam repetindo a operação.

2.1.2 Ábaco - Primeira tentativa bem sucedida de criação de uma máquina de contar. Servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com os mesmos.

2.1.3 Bastões de Napier – Em 1614 criados como auxílio à multiplicação (matemático John Napier, inventor dos logaritmos). Os bastões de Napier eram um conjunto de 9 bastões, um para cada dígito, que transformavam a multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada dígito.

2.1.4 Régua de Cálculos - Baseada na Representação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com