TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração de computadores

Tese: Geração de computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Tese  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A maioria dos livros que abordam a evolução dos computadores apresenta inicialmente os ábacos, teares programáveis, a máquina diferencial de Babbage e outros apetrechos como sendo o início da computação. Embora tais instrumentos tenham sua importância evolucionária, temos como primeiro exemplo de equipamentos para realização de censos demográficos construídos por Herman Hollerith no final do século XIX. Estes equipamentos além de agilizarem o processo de levantamento das estatísticas demográficas, foram utilizados pelos alemães na identificação de onde estavam os judeus antes da 2ª Guerra Mundial. Nesta guerra os computadores acabaram representando a diferença entre a vitória e a derrota. Primeiro no lado nazista, que abandonou os computadores desenvolvidos por Konrad Zuse, antes do início da guerra, considerando preferível investir no desenvolvimento de armas. E no lado dos aliados, em duas frentes: na Inglaterra com a máquina chamada “Enigma”, desenvolvida por Alan Turing, que permitiu decifrar os códigos secretos usados nas comunicações nazistas, e nos Estados Unidos, com o “Mark I”, desenvolvido por Howard Aiken e Grace Hopper, usado no cálculo mais preciso de trajetórias de bombas.

Assim, o primeiro equipamento eletrônico com as mesmas características dos computadores atuais surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Desenvolvido em conjunto pela Universidade de Harvard e a Marinha Americana, o primeiro computador, o Mark I, ocupava 120 m3 de espaço, possuía milhares de reles e precisava de três segundos para operar dois números de dez dígitos. Naquela época, os militares precisavam dos computadores não só para fazer cálculos de balística com rapidez como também para desvendar as mensagens secretas enviadas entre tropas alemães.

Geração de computadores

Mesmo não sendo uma classificação reconhecida por todas as organizações envolvidas com a computação é possível determinar a partir da utilização de materiais que trouxeram grande impacto no universo da informática cinco distintas gerações de computadores.

I Geração (1940 – 1952)

É constituída por todos os computadores construídos a base de válvulas e cuja aplicação fundamental se deu nos campos científico e militar. Utilizam como linguagem de programação a linguagem de máquina e como única memória para armazenar informação os cartões perfurados.

II Geração (1952 – 1964)

A substituição da válvula pelo transistor. As máquinas ganharam mais potência e confiabilidade, com redução de tamanho e consumo, o que as tornavam muito mais práticas. As áreas de aplicação foram, além da científica e da militar, a administrativa e gerencial. Começaram a ser utilizadas linguagens de programação mais evoluídas.

III Geração (1964 – 1971)

Surgem os CI – Circuitos Integrados Surgem. Os chips que consiste no encapsulamento de uma grande quantidade de transistores. O software evoluiu consideravelmente, com um grande desenvolvimento dos sistemas operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com