TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerencia De Processador

Monografias: Gerencia De Processador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

GERENCIA DE PROCESSADOR

• Escalonamento circular com prioridades

• Escalonamento por prioridades

A política de escalonamento permite o compartilhamento da UCP por vários processos interativos e batch, além de oferecer baixos tempos de respostas para os usuários interativos.

Os processos tem prioridades entre 0 e 127, e quanto menor o valor, maior a prioridade. Processos executados no modo usuário têm valor de prioridade entre 50 a 127(menor prioridade), enquanto processos executados no modo kernel têm valores de prioridade entre 0 e 49(maior prioridade). Os processos no estado de pronto ficam aguardando para serem escalonados em diversas filas, cada fila associada a uma prioridade. O algoritmo de escalonamento seleciona para execução o processo de maior prioridade, ou seja, o processo da fila de menor valor. O escalonador recalcula a prioridade de todos os processos no estado e pronto periodicamente. Para realizar o cálculo da nova prioridade, é utilizada a fórmula com base em três variáveis: p_cpu, p_nice e base.

Prioridade = p_cpu + p¬_nice + base

A variável p_cpu pertence ao contexto de software do processo e permite contabilizar o tempo durante o qual o processo utilizou o processador. Quando o processo é criado, a variável é inicializada com zero. Sempre que o processo é executado, valor de p_cpu é incrementado de uma unidade a cada tick do clock até o valor máximo de 127. A variável p_cpu permite penalizar os processos CPU-bound e, dessa maneira, distribuir de forma mais igualitária o CPU.

No BSD, a variável p_nice pode assumir valores entre 0 e 39, sendo o default 20.A variável permite alterar a prioridade de um processo de diferentes maneiras. A própria aplicação pode reduzir voluntariamente a sua prioridade a fim de não prejudicar os demais processos.

A variável base geralmente está associada ao tipo de evento que colocou o processo no estado de espera. Quando a espera termina, é atribuído um baixo valor a variável, fazendo com que o processo receba um aumento de prioridade

GERENCIA DE MEMÓRIA

O espaço de endereçamento de memória dos processos no Unix é dividido em 3 segmentos: texto, dados e pilha. O segmento de texto corresponde à área onde está o código executável dos programas (área protegida contra gravação). O segmento de dados corresponde às variáveis do programa, como tipos numéricos, vetores e strings. A área de dados é dinâmica, podendo aumentar ou diminuir durante a execução do app

O Unix programa o esquema de paginação por demanda como política de busca de paginas. O sistema mantém uma lista de paginas livres com todos os frames disponíveis na memória e gerencia os frames de todos os processos em uma lista de paginas em uso. Quando um processo faz referencia a uma pagina que não se encontra n lista de paginas em uso, ocorre um Page fault. O sistema identifica se a pagina está na memória através do bit de validade. Nesse caso, a gerência de memória retira uma pagina da lista livre e transfere para a lista de uso.

Em casos onde o sistema não consegue manter um numero suficiente de paginas livres, o mecanismo de swapping é ativado. Nesse caso,o daemon swapper seleciona os processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com