TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerencia De Projetos

Artigo: Gerencia De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 8

1) Você estudou que o empreendedorismo deve ser visto como um processo dinâmico que tem inerente a concepção, a percepção e a realização de uma oportunidade de negócio, envolvendo pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades . Você considera a criatividade e a inovação como fatores fundamentais do empreendedorismo? Explique.

Sim.

Criatividade – é ligação e a organização de conhecimentos na mente de pessoas que se pensam de forma flexível, de modo a gerar ideias inovadoras e surpreendentes, que possam ser julgadas úteis por terceiros.

Inovação – é a primeira implementação prática e concreta de uma ideia criativa, de tal forma que justifique um reconhecimento extrínseco ao indivíduo ou organização.

2) Segundo Dornelas (2005), o empreendedorismo tem sido definido como uma maneira diferenciada de alocação de recursos e otimização de processos organizacionais, sempre de forma criativa, visando à diminuição de custos e melhoria de resultados. Com base no texto, responda qual a importância de se estudar empreendedorismo.

A formação de pessoas com olhar inovador e criativo é de fundamental importância, tanto para abrir o próprio negócio quanto para trabalhar em empresas, de forma a enfrentar as adversidades impostas pelo mercado.

Comentário: As organizações de forma geral passam por um momento de grande turbulência; a concorrência é cada vez mais acirrada; a necessidade de inovação e a procura incessante pela diminuição de custos exige um repensar dos processos produtivos e, consequentemente, da manutenção de recursos humanos. No mundo, muitos postos de trabalhos simplesmente deixaram de existir e outros foram substituídos por máquinas.

3) Relacione os benefícios que podem ser verificados quando novas empresas são constituídas.

Empregos, novos segmentos de mercado, aumento da produção de bens e serviços e dinamismo na economia das comunidades onde se encontram.

Comentário: Até o início da década de 90 verificava-se a existência de grandes empresas e influência do estado. A partir daí, as micro e pequenas empresas começaram a tomar conta do cenário, sendo que, atualmente no Brasil, são responsáveis por mais de 90% das contratações da força de trabalho. Isso é uma tendência mundial. Quando uma grande empresa se instala traz consigo um número muito grande de outras pequenas empresas, que irão suprir com matérias primas necessárias à linha de produção da primeira. Naturalmente, os benefícios para a sociedade são grandes, uma vez que há necessidade de contratação de mão de obra local, e os salários advindos desse trabalho são injetados na economia local.

4) Por que a experiência profissional é importante para a constituição de um empreendimento?

Os empreendedores tiram da própria experiência profissional a motivação, ideias, habilidade empresarial e os contatos profissionais para dar sustentação à criação de seus empreendimentos.

Comentário: Iniciar o próprio negócio é uma tarefa que exige muito trabalho, cuidado e percepção. Não havendo experiência, o trabalho do empreendedor torna-se ainda mais difícil. Isso não quer dizer que não se possa iniciar um empreendimento em uma atividade totalmente nova, mas os empresários são unânimes em dizer que a experiência prévia, muitas vezes, durante a vida da empresa foi essencial para a continuidade do negócio.

5) Há um número significativo de empresas estabelecidas no mercado, as quais sabidamente têm grande sucesso, e seus dirigentes possuem uma baixa escolaridade. Porém, a pesquisa demonstra que esses mesmos empresários consideram que seria mais fácil administrar o empreendimento se tivessem melhor formação.

Comentário: o estudo não garante que o empreendedor terá sucesso, porém, vivemos na era da tecnologia de informação, o que exige atualização constante, independentemente do setor no qual se pretende atuar.

1) Entre os conceitos de empreendedorismo relacionados nesta unidade, identifique aquele que considera o mais adequado e justifique sua escolha.

Um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. O empreendedor de sucesso é aquele que não se cansa de observar, procurando novas oportunidades, seja no caminho de casa, no ônibus, nas conversas com os amigos, nos contatos familiares, nas compras, lendo jornais ou revistas.

O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la, antes que outros o façam. Uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando a atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Isso é identificar uma oportunidade.

2) Relacione as vantagens associadas à atividade do empreendedor e explique por que o lucro não aparece em 1° lugar.

(a) desejo de realização pessoal, (b) contribuição à sociedade, (c) lucro, d) independência, e) estilo de vida prazeroso. O lucro não aparece em 1° lugar porque o empreendedor considera que ganhar dinheiro é a consequência do trabalho bem feito. Normalmente, o desejo de realização profissional e independência aparecem em primeiro lugar.

Comentário: o empreendedor tem consciência de que iniciar um novo negócio normalmente leva tempo para apresentar retorno, a pesquisa demonstra que ele é um indivíduo que quer estabelecer suas próprias regras em relação ao trabalho e como esse deve ser executado. Ele busca melhorias em processos, produtos e serviços, provando para si mesmo e, consequentemente, para a sociedade, que é possível mudar e melhorar o que vem sendo feito. O prêmio por essa iniciativa é o tão almejado lucro.

3) Relacione as desvantagens associadas à atividade do empreendedor.

Muito trabalho, energia emocional e a possibilidade de fracasso.

Comentário: especialmente nos primeiros anos, o empreendedor trabalha muito mais do que se estivesse empregado em alguma empresa. Esse trabalho se reflete também na família, que deveria apoiá-lo, o que nem sempre acontece, cabendo somente ao empreendedor a continuidade do processo já iniciado. A possibilidade de fracasso também é uma constante, justamente porque o mercado é extremamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com