TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Memoria

Artigo: Gerenciamento De Memoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Gerenciamento de memória

Técnica de gerenciamento de memória: Windows

Gerenciamento ou gestão de memória é um complexo campo da ciência da computação e são constantemente desenvolvidas várias técnicas para torná-las mais eficientes. Está relacionada à duas tarefas essenciais:

Alocação: Quando um programa requisita um bloco de memória, o gerenciador o disponibiliza para alocação.

Reciclagem: Quando um bloco de memória foi alocado, mas os dados não foram requisitados por um determinado número de ciclos ou não há nenhum tipo de referência a esse bloco pelo programa, esse bloco é liberado e pode ser reutilizado para outra requisição.

O tratamento necessário da memória utilizada não é uma tarefa fácil de ser implementada. Existem vários requisitos que devem ser observados para o correto funcionamento, tais como: Segurança, Isolamento, Performance, entre outros. Para isto a função de gerenciar a memória passa a ser do sistema operacional e não mais do aplicativo. Para que uma memória funcione de maneira correta, é necessário que se tome cuidado com vários elementos como segurança e isolamento, e para isso é utilizado o gerenciamento de memória. Este desenvolve sua função a partir de duas tarefas, a Alocação de Memória e a Fragmentação. A Alocação pode ser tanto estática, feita quando o programa é compilado, e a dinâmica, adiada até a execução. A Fragmentação, desperdício de memória, por sua vez pode ser interna, sobra na memória reservada ao programa, e externa que acontece quando após o termino dos programas são deixadas pequenas lacunas entre as páginas. Para que a utilização da memória seja mais vantajosa, é utilizada a Paginação, processos virtuais da memória, aplicados na divisão da memória física em partições menores, chamadas de frames. O conjunto de registradores especiais rápidos chama-se Translation Lookaside Buffer, estes são subdivididos em chave valor que lhe é dado em todos os registradores ao mesmo tempo, e valor.

Técnica de memória virtual, que é onde memórias principais e secundárias juntas criam a ilusão de que há muito mais memória, com isso os programas e suas estruturas de dados não se limitam ao tamanho da memória física, e assumem endereços na memória secundária. O gerenciamento de memória virtual pode ocasionar vazamento de memória, ou seja, quando determinada quantia de memória é alocada e não liberada mesmo que não sendo utilizada, assim dados perdem a referencia sem ao menos terem usado memória.

Técnica de Gerenciamento automático: Mais eficiente que o manual; E entre as desvantagens, podemos citar:

O desenvolvedor tende a estar mais desatento em relação a detalhes de memória;

gerenciador automático ainda apresenta limitações.

Quando deixam de existir referências a um objeto, este passa a ser considerado apto a ser "coletado" pelo garbage collector, que significa dizer que será removido da memória, deixando-a livre para uso por outros objetos. Os algoritmos de garbage collection operam de um modo que permite classificá-los em duas grandes famílias:

Identificação Direta: por contagem de referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com