TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Memoria

Monografias: Gerenciamento De Memoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 6

Lista sistema operacionais - respostas

By vitoratto | Studymode.com

1) O computador é composto por vários componentes entre os mais modernos estão: um ou mais processadores, memória, hd, impressoras, diversos dispositivos de entrada e saída, entre outros dispositivos. Para gerenciar todos esses componentes é necessária uma camada de software, denominamos sistema operacional.

Os Sistemas Operacionais transformam hardware (feio) em interfaces bonitas, onde é permitido múltiplos programas executarem ao mesmo tempo.

Sem o sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do equipamento, o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. O sistema operacional tem como objetivo funcionar como uma interface entre o usuário e o computador, tornando sua utilização mais simples, rápida e segura. Essa definição é uma das infinitas definições sobre o sistema operacional que me parece melhor, pois ela é bem simplificada e com definições claras e fáceis de entender.

2) Antes de ser adotado o modelo de Von Neumann os computadores eram fabricados utilizando relés, capacitores e válvulas, sendo o mais importante deles antes do modelo de Von Neumann. As válvulas possibilitavam cálculos milhares de vezes mais rápido do que os efetuados com os relés eletromecânicos utilizados inicialmente. A entrada de dados e instruções nesses computadores, bem como a sua memória temporária, ocorria frequentemente pela utilização de cartões perfurados.

Como os computadores tinham seu funcionamento baseado em válvulas (cujafunção básica era controlar o fluxo da corrente, amplificando a tensão que recebe de entrada), normalmente quebravam após algum tempo de uso contínuo em função da queima deles, o que resultavam em uma falta de confiabilidade, principalmente nos resultados finais. Além de ocupar muito espaço, seu processamento era lento e o consumo de energia elevado.

Dentre os primeiros computadores eletrônicos que utilizavam válvulas estão: ENIAC, IBM 603, EDSAC, UNIVAC I. O Eletronic Numerical Integrator and Computer (ENIAC), levou três anos para ser construído, funcionava com aproximadamente 19.000 válvulas, consumia 200 quilowatts, pesava 30 toneladas, tinha altura de 5,5m, seu comprimento era de 25m, tinha o tamanho de 150m². É possível imaginar a quantidade de energia consumida e o calor produzido por quase 19.000 válvulas! A finalidade dele era calcular tabelas de balística para o exército americano. Tratava-se de uma maquina decimal. Toda essa época ficou conhecida como a primeira geração de computadores.

Modelo de Von Neumann. John Von Neumann foi um matemático natural da Hungria que viveu a maior parte de sua vida nos Estados Unidos. Contribuiu de forma significativa para a evolução dos computadores. Suas contribuições perduram até os dias atuais, sendo que a principal delas foi a construção de um computador sequencial binário de programa armazenado. Podemos dizer que ele propôs os elementos críticos de um sistema computacional, denominado de Modelo de Von Neumann. A arquitetura de computador proposta por esse modelo é composta basicamente poruma memória física (para armazenar programas e dados – representados por 0 e 1); uma Unidade Aritmética e Lógica (ULA), cuja função é executar operações indicadas pelas instruções de um programa. Seu trabalho é apoiado por diversos registradores; uma Unidade de Controle (UC), cuja função é buscar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada (que também se encontram na memória); e equipamento de entrada e saída.

3) Atualmente o hardware evolui muito mais rápido que o software, tanto é que conforme comentado nas aulas, a própria Microsoft fica para trás em dados momentos de evolução, um exemplo é quando os computadores passaram a ter 4 Gb de memória ram e mais de um processador, enquanto a Microsoft provinha para os usuários apenas o Windows XP o qual não consegue trabalhar com mais de 3,5Gb de memória e nem com vários processadores, ficando assim um hardware inutilizável na maquina.

Acredito então que no caso dos hardwares estacionarem subitamente, os sistemas computacionais seriam aperfeiçoados ao máximo, podendo finalmente utilizar de toda a capacidade disponível no hardware, por outro lado, essa evolução dos sistemas seria limitada a parada no hardware.

4) Time Sharing Systems (Sistema de Compartilhamento de Tempo) é uma variante da multiprogramação na qual cada usuário se conecta por meio de um terminal online. Em um sistema de tempo compartilhado, se 20 usuários estivessem conectados e 17 deles estivessem pensando, falando ou tomando café, a CPU podia ser ciclicamente alocada a cadaum dos três Jobs que estivessem requisitando a CPU. Como, ao depurar programas, emitem-se normalmente comandos curtos em vez de comandos longos, o computador era capaz de fornecer um serviço rápido e interativo a vários usuários e ainda processar grandes lotes de Jobs em segundo plano nos instantes em que a CPU estivesse ociosa.

Neste sistema, o processador executa os programas de forma intercalada no tempo, alocando uma fatia de tempo (time-slice) para cada um, por vez, realizando assim a multiprogramação. Cada usuário tem a ilusão que todo o sistema está totalmente dedicado exclusivamente para ele.

O primeiro sistema de tempo compartilhado foi desenvolvido no MIT. Contudo, o tempo compartilhado só se popularizou durante a terceira geração de computadores, período em que a necessária proteção em hardware foi largamente empregada.

5) O Cray X1 é um supercomputador vetorial para alto desempenho que combina computação vetorial com a escalabilidade das arquiteturas baseadas em microprocessadores. Em fevereiro de 2005 entrou no mercado o Cray X1E, como sucessão do modelo X1. O X1e mantém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com