TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência De Estoque E Cadeia De Fornecimento

Pesquisas Acadêmicas: Gerência De Estoque E Cadeia De Fornecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

Atualmente as empresas operam dentro de um ambiente em constantes mudanças. A logística pode fornecer subsídios para que as empresas possam melhorar sua rentabilidade de seus produtos e serviços. A administração dos estoques é um fator que auxilia na redução de investimentos em imobilizado. Se você fabrica um produto, considere que 70 a 80% dos custos de fabricação costumam referir-se à matéria-prima usada nele. Você pode reduzir consideravelmente os custos concentrando-se na cadeia de fornecimento.

Geralmente, os processos para compra são:

1- especificar a informação relacionada ao produto necessitado;

2- determinar o fornecedor: listas de fornecedores devem ser mantidas para que se possa comparar os preços. Devem ser feitas especificações de preços para pedidos grandes, mas geralmente não são necessárias para os pequenos;

3- negociar os preços;

4- compra de estoque;

5- entrega e inspeção dos estoques.

Você pode reduzir seus custos através de compras em grandes quantidades (presumindo que você tem espaço pronto disponível), agrupadas em pacotes de produtos (muitas vezes disponíveis com preço reduzido, mas cuidado para não ser muito dependente de um fornecedor), juntando-se a outros negócios e comprando os itens em grande quantidade (também chamado de compra coletiva), Just-in-Time ("Bem na hora"), que são pedidos com tempo determinado para que cheguem antes que você fique sem o material. Isso poupa espaço para armazenamento e capital amarrado.

Just-in-Time

A aplicação de algumas técnicas na produção japonesa permitiu reduzir estoques, em todos os níveis, incrementar a capacidade disponível em grandes investimentos adicionais, diminuir tempos de fabricação, melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos fabricados, etc. E uma destas técnicas foi o JIT- Just-In-Time que tem o objetivo de dispor da peça necessária, na quantidade necessária e no momento necessário, pois para lucrar necessita-se dispor do inventário para satisfazer as demandas imediatas da linha de produção. JIT é um enfoque moderno para a gerência pensar, recuperar e concentrar esforços na volta dos fundamentos em todas as atividades da empresa.O JIT não tem um enfoque linear para a solução de problemas; é um enfoque circular sem local ideal para começar.

MRP: Planejamento de Recursos de Fabricação (Manufacturing Resource Planning)

O planejamento de recursos de fabricação (MRP) pode ajudar a planejar e determinar os materiais necessários e o cronograma para novos processos de fabricação. Como resultado, você poderá prever datas de entrega, reagir a mudanças e ter um controle melhor de várias fases da produção. Veja a seção de links deste artigo para saber sobre os softwares e serviços relacionados ao MRP.

Estratégias da cadeia de fornecimento

Se seu negócio depende das receitas geradas pelos produtos, então você deveria organizar os estoques e os serviços em grupos, que poderão ajudá-lo a determinar estratégias para conseguir os melhores acordos e a fazer mais dinheiro.

conseguir uma oferta competitiva;

requerer serviços de valor agregado como controle de estoque ou armazenamento;

quebrar os custos do transporte;

compras coletivas (mencionadas acima).

Outro grupo são os:

Produtos de rotina.

consiga uma concorrência coletiva e faça acordos de longo prazo com o melhor fornecedor;

simplifique o processo do pedido para demorar o mínimo possível;

peça serviços de valor agregado como mencionado acima.

Produtos estratégicos.

estabelecer boas relações e acordos de longo prazo com seus melhores fornecedores;

considerar juntar as possibilidades para o desenvolvimento de um novo produto e para atribuição de uma marca;

informar-se sobre os mesmos serviços de valor agregado que você consegue com seus fornecedores de produtos alavancados, como controle de estoque, links de sistema ou representação no local (se o volume for grande o suficiente);

sempre ter um fornecedor reserva.

Produtos de gargalo

encontrar um fornecedor que queira uma participação na posse do negócio;

estabelecer acordos de longo prazo com os fornecedores preferidos;

trocar tecnologia ou conhecimento com o fornecedor para criar a relação de que você precisa.

Negociando o melhor acordo

condições de pagamento - em troca de um prazo de pagamento mais curto, peça por melhor tempo de entrega ou outros serviços relacionados ao estoque.

garantia - a garantia dos produtos que compra pode ser consideravelmente negociada. Você pode receber (e pagar) mais garantia do que precisa. Observe isso e veja se consegue reduzir o custo por item;

reduções do custo do tempo - se você não conseguir o preço que quer na mesma hora, mas precisa do produto assim mesmo, tente fazer com que o fornecedor concorde em reduzi-lo em compras futuras por uma porcentagem determinada de custo de cada item. Isso seria baseado no aumento presumido da quantidade de que você irá precisar e pode significar economias consideráveis.

Aplicações de venda e marketing

Seus esforços para vendas e marketing deveriam andar de mãos dadas com os outros processos do negócio. Afinal, uma das metas é construir vantagens competitivas. Basicamente, todos os objetivos associados com as operações também são de marketing.Aqui estão alguns elementos de um plano de marketing e os assuntos de operações correspondentes:

Pesquisa de mercado e de cliente

Produtos e processos

Produtividade e competição de preço

Qualidade e competição de promoção

Competição de tempo e distribuição

Questões sobre as instalações

O espaço e suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com