TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Estoques Na Cadeia De Logística Integrada.

Trabalho Universitário: Gestão De Estoques Na Cadeia De Logística Integrada.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 10

Aluno: Paulo Roberto Alves.

Gestão de estoques na cadeia de logística integrada.

INTRODUÇÃO

Diante da competitividade global as empresas buscam cada vez mais melhorias na busca de se manterem no mercado. As empresas buscam atender as necessidades dos clientes que estão cada vez mais exigentes e ao mesmo tempo as empresas precisam reduzir custos é necessário ampliar a área de logística.

Veremos aqui como deve ser o trabalho de logística no que se refere a gestão de estoques para que se reduza os custos sem que haja a falta de produtos. Este estudo é sobre a Embraer, veremos como ela administra seu estoque buscando sempre melhorias para o setor.

HISTÓRICO

Logística vem do francês, utilizada pela 1ª vez na guerra onde precisava de um ótimo apoio em frente a batalha para poder obter resultado.

Algumas empresas na história se basearam na organização da Igreja e do exército assim buscaram implantar a logística no mundo dos negócios devido a abertura comercial a qual trouxe a concorrência.

Segundo Ching (1999, p.20-35), até 1950 as atividades de logística foram divididas em diversas áreas e havia a existência de conflitos, pois não existia um departamento responsável pelos resultados a serem alcançados pela logística. Ainda em 1945 já havia empresas organizadas com a logística de transporte e armazenagem de produtos.

Quando a produção se voltou para o consumidor a logística começou a se desenvolver melhor dentro das empresas afim de otimizar o tempo e reduzir os custo. A mudança de hábitos dos consumidores fez com que as empresas buscassem melhorias.

Após a 2ª Guerra Mundial as empresas perceberam que somente a implantação de um bom sistema de logística poderia trazer melhorais na produção e distribuição dos produtos.

A partir da década de 70 algumas empresas adotaram o sistema de logística porém nem todas cuidaram dos custos.

A partir da década de 80 com o crescimento da tecnologia a logística ganhou força e passou a exercer o seu papel dentro das organizações.

Seu crescimento no Brasil e deu pelos seguintes fatores:

 Custos elevados nas empresas.

 Mudanças no mercado e nos canais de distribuição.

 Aparecimento de sistemas como Kanban e Jut in Time.

OBJETIVO

Seu o objetivo é mostrar as mudanças ocorridas na área de logística das empresas devido a globalização. Mostra o que as empresas estão fazendo para satisfazer o cliente e garantir a preferência. Mostra a necessidade de gerir bem o estoque, para evitar investimentos errados em estoque e poder assim aplicar o dinheiro em outras áreas podendo obter assim melhor resultado. Este trabalho mostra como a Embraer está dando importância para a logística na busca de reduzir seus custos.

LOGISTICA-ASPECTOS TEÓRICOS

É responsável pelo controle eficiente do estoque e o fluxo de entradas e saídas e todos os seus processos de movimentação da mercadoria.

As empresas tem mudado seu perfil deixaram de pensar penas no lucro e estão se preocupando com os pontos negativos como:

 Custos elevados.

 Ciclos logísticos com maior duração.

 Nível de serviço prestado ao cliente insatisfatório.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

Para Ballou (1993, p.38) Logística empresarial é a administração de materiais e a distribuição física, que tratada movimentação estocagem processamento de pedidos dos produtos finais da firma. Devendo-se planejar o abastecimento aos clientes filiais e depósitos, ela tem total responsabilidade sobre os produtos desde a produção até o ato da compra.

COMO LIDAR COM OS PROBLEMAS DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

Existem três conceitos de distribuição física.

Compensação de custos:

Segundo Ballou (1993, p.44), este conceito reconhece que os modelos das diversas atividades da empresa são conflitantes entre si, a compensação de custos é feita para determinar o total depósito em um sistema de distribuição.

Custo total:

Segundo Ballou (1993, p.45), este conceito reconhece que nos custos individuais existem conflitos, os quais devem ser analisados de maneira geral afim de alcançar o ponto ótimo.

Custos de estoques mostram padrões que geralmente conflitam com custos de transporte.

È necessário analisar todos os custos para obter o custo total de produtos.

Sistema total:

É uma extensão do conceito de custo total. È uma filosofia de gerenciamento que analisa todos os fatores alterados de alguma maneira pela tomada de decisões. A administração de logística relaciona-se diretamente com muitas áreas dentro e fora da empresa.

Administração de materiais é o que trata do fluxo de mercadoria e gerencia as atividades de movimentação e estoque junto ao suprimento da organização é também responsável pelas compras e abastecimento da empresa, suas atividades principais são:

Inicialização e transmissão de ordens de compra, transporte até o local da fábrica e manutenção de estoques. Baseado na curva de demanda dos consumidores e nas necessidades da linha de produção.

Conforme Ballou (1993, p.61) administrar bem os materiais é coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de operação e que o sistema de operação é o cliente da administração de materiais.

Suprimento para a produção:

Comprar a matéria prima direto é uma boa alternativa para a redução de custos, evitando gastos com a manutenção de estoques. As empresas industrias compram apenas quando surge a necessidade. Os estoques não serão eliminados totalmente uma vez que a empresa sempre correrá o risco de não poder entregar os produtos em tempo hábil.

Suprimento para estoque:

O estoque garante o atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com