TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CADEIA DE ABASTECIMENTO: GESTÃO DO ESTOQUE PELO DISTRIBUIDOR

Artigos Científicos: CADEIA DE ABASTECIMENTO: GESTÃO DO ESTOQUE PELO DISTRIBUIDOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje em dia o sistema comercial atingiu um avanço tecnológico na área da logística que chegou ao ponto onde as empresas fabricantes e distribuidoras criaram suas deias e abastecimento formando uma rede de .operações de comercio globalizado.

Criaram uma grande estrutura onde gerenciam seus próprios negócios com lucros exorbitantes no mundo comercial.

O distribuidor é a empresa intermediaria entre o fabricante e o consumidor, seja ele consumidor final ou legista, dentro de uma cadeia de abastecimento de produtos de consumo não desejável e que opera sob o sistema de distribuição exclusiva ( LAMBIM 2000).

As empresas intermediaria dos canais (agentes distribuidores atacadistas e varejo) realizam inúmeras atividades envolvidas nos processos de trocas livres e competitivas tendo como objetivo obter uma ligação eficaz entre os extremos de modução e consumo.

As cadeias de abastecimento podem ser diretas (do fabricante para o consumidor final) ou possuir vários níveis intermediários, terceirizados um arranjo de canal de marketing por exemplo.

A administração de cadeias de suprimentos é feita da seguinte forma. O retorno sobre atinos para qualquer no na cadeia esulta no produto entre margem liquida e giro do estoque. No caso do distribuidor exclusivo da cadeia de quatro níveis que atua com o produto de consumo em mercado competitivo a sua margem bruta é estabelecida de forma exógena na medida em que seu custo de mercadoria é vendido e em grande parte, imposto pelo grande poder de barganha do fabricante e o seu preço de venda é determinado pelas condições de concorrência no mercado.

Para que o fabricante exerça grande influencia no mercado é preciso que ele opere bem seus custos fixos e o seu giro de estoque.

O giro de estoque é analisado pela vazão entre o fluxo de produto (custo da mercadoria vendida) e o estoque médio também avaliando o custo.

Com os avanços tecnológicos da internet, possibilitou a interação entre fabricante e o consumidor no que vem reduzindo o numero de intermediários o que facilita a comunicação e evita falhas ou desvios no assunto.

Análise estratégica

Existem quatro forças competitivas entre si são elas: poder de barganha entre os fornecedores ameaça de concorrentes, ameaça de novos entrantes no mercado e o poder de barganha dos clientes.

Análise dinâmica

A produção na fabrica responde mais cedo a flutuação de demanda e alcança menores picos. A produção tona-se mais estável, representando menores custos de produção e o distribuidor também se fornece de acordo com o moimento de mercado.

Análise Econômica

O próprio movimento do comercio compõe lucros e prejuízos estabilizando os grandes e enfraquecendo as pequenas no giro de produtos no estoque.

O comercio se globalizou de forma que as grandes empresas, fabricantes, distribuidores tendem a crescer. Uma crise aqui outra ali, enfraquece mas não leva a falência .

O comercio é uma grande bola que vai girando. Em suas voltas os mais fracos vão ficando, e a vida comercial continua.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »