TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência De Projetos

Ensaios: Gerência De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

1) De acordo com o que foi estudado na disciplina sobre metodologia em gerenciamento de projetos, faça uma pesquisa na internet sobre uma metodologia para o gerenciamento de projetos utilizada na área de TI.

Em seguida, elabore um texto de 6 a 12 linhas, descrevendo no mínimo 3 etapas da metodologia que você pesquisou. Compare a metodologia pesquisada com o "algoritmo do projeto" descrito no livro didático e ainda descreva e explique as semelhanças e diferenças, no mínimo duas, possíveis de identificar. (3,0 pontos)

Você poderá pesquisar em diversas fontes como:

- http://www.scielo.br/

- http://www.dominiopublico.gov.br/

- sites do PMI, Microsoft, entre outros.

Transcreva aqui a sua pesquisa. Insira também a referência da fonte pesquisada.

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

R: A metodologia encontrada e pesquisada foi a XPM (Extreme Project Management). Essa metodologia é baseada entre a linha ótima e a falta de planejamento e controle na execução do mesmo por completo, e a estagnação burocrática do controle total. A linha de raciocínio dessa ideia é a permissão de realizar o controle e o planejamento das atividades de um projeto, sem perder a agilidade e a flexibilidade em sua execução. Esta metodologia propõe que o projeto se desenvolva de maneira bem parecida ao algoritmo do projeto (seção 3, pg.63), utilizando apenas uma menor escala de tempo. Isso nos traz a, de certa forma, a “quebrar” os produtos do projeto de menor escala, sendo entregues num intervalo de tempo menor. Neste mesmo período acontecem as revisões do projeto, permitindo, em tese, a maior flexibilidade na mutação do escopo do projeto.

Fonte: http://www.wisegeek.com/what-is-extreme-project-management.htm

2) Veja, no link a seguir, a entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista traz uma visão bastante prática do gerenciamento de projetos focado em resultados e coloca o gerenciamento de escopo como uma das "palavras de ordem" do gerenciamento de projetos.

http://www.youtube.com/watch?v=xtCtKirpKwg&feature=PlayList&p=6397255FF9B264CA&index=0&playnext=1

Agora, responda justificadamente, ou seja, use citações diretas ou indiretas de autores que falam sobre este assunto, e os estudados na disciplina para responder as questões:

a) Como Ricardo Vargas define o escopo do projeto? (1,0 ponto)

R: De acordo com Ricardo Valgas, o escopo é definido como sendo o ponto do projeto, no qual, em um bom gerenciamento de escopo, serão identificadas o que deve ser feito no projeto. O objetivo, por sua vez, é a execução das tarefas do projeto utilizando a menor quantidade de recursos possíveis.

b) De acordo com Vargas, que relação tem o escopo com o sucesso do projeto? (1,0 ponto)

R: Com relação à filosofia e Vargas, o escopo do projeto é de alta importância para ter sucesso no projeto, pois, tendo um escopo bem definido, é possível a realização de um trabalho com menor quantidade de recursos possíveis.

c) Qual o maior problema que Ricardo Vargas destaca em relação ao escopo de um projeto? Por que esse é um grande problema? O que se deve fazer para evitar esse problema? (2,0 pontos)

R: Vargas destaca que, por falta de sincronia entre os executores do projeto e os clientes com relação ao escopo, os projetos tem início em um nível de stress desnecessário. E, para solucionar este devido problema, é necessário determinar precisamente os objetivos e o escopo do projeto, o acompanhamento de perto das etapas e revisões do projeto e, ter uma comunicação forte e eficiente. Como afirma Faccioni (2011, pg.65) “A coleta de informações está presente em todas as etapas do trabalho, desde a primeira reunião com um cliente ou o nascimento da ideia de um projeto, passando por todas as etapas do projeto até a chegada do resultado, sendo um precioso instrumento de aperfeiçoamento e correção contínua”.

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »