TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gesso Projetado

Monografias: Gesso Projetado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2013  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 2

Gesso para revestimento projetado

Gesso para revestimento projetado é uma mistura pronta constituída basicamente de hemidrato de cálcio (CaSO4.0,5H2O), cal hidratada (Ca(OH)2), filler (CaCO3, e outros) e aditivos dosados e misturados automaticamente para garantir a homogeneidade, repetitividade dos traços e o desempenho; devem ser aplicadas no interior dos edifícios para o revestimento de lajes ou paredes construídas com concreto, bloco cerâmico, bloco de cimento, pré-moldados de gesso, etc.

O gesso para revestimento projetado foi desenvolvido para atender aos padrões internacionais preconizados por normas internacionais.

Em relação às normas brasileiras, o gesso para revestimento projetado atende às características de desempenho especificado pela NBR 7200 (ABNT, 1998) – Argamassas para revestimento (PERES; BENACHOUR; SANTOS, 2008), conforme indicado no Quadro 2.3

Quadro 2.3 – Características técnicas e propriedades do gesso projetado

CARACTERÍSTICAS/PROPRIEDADES LIMITES

Densidade após secagem 850-950 Kg/m³

Resistência ao arrancamento Em blocos cerâmicos 0,38 MPa

Resistência à compressão Seco 4,5 MPa

Trabalhabilidade 25 a 30 min

Adaptado de (PERES; BENACHOUR; SANTOS, 2008)

Outros tipos de mistura são aplicados durante a execução dos serviços com gesso. Dois exemplos podem ser citados:

Massa de gesso para acabamento

É uma massa que deve ser aplicada na correção ou nivelamento de superfícies de paredes e tetos executados com argamassa convencionais, ou sobre a superfície de paredes e tetos executado com pré-moldados de gesso para corrigir as superfícies ou disfarçar os rejuntes. Trata-se de um produto alternativo para as massas PVA convencionais.

Gesso cola

A cola deve ser aplicada na colagem de pré-moldados de gesso como placas e blocos, e para fixação de sancas e outros elementos decorativos, fabricados com gesso. A cola deve ser utilizada também na fixação de cerâmicas sobre pré-moldados de gesso ou sobre revestimento de gesso.

3.1.5 Tipos de aplicação de gesso em obras verticais

O gesso pode ser aplicado de duas formas:

* Manual

* Mecanizada

A forma manual é a mais utilizada em todo o país, que demanda um baixo custo de implantação e utiliza uma grande quantidade de mão-de-obra. Esse tipo de aplicação apresenta algumas desvantagens, como um grande desperdício de material.

Mecanizada é uma das formas de aplicação que apresenta algumas vantagens, dentre elas estão, maior produtividade, menor desperdício, melhor desempenho mecânico, melhor desempenho na qualidade final e melhor controle dos riscos na aplicação. O ponto desfavorável é o alto custo inicial, o que inibe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com