TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de Caixa Projetado

Tese: Fluxo de Caixa Projetado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Tese  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Levando em consideração a vasta área da Administração, este trabalho aponta a relevância da Administração Financeira quanto à atuação na manutenção do fluxo de caixa da empresa, da movimentação de dinheiro em espécie pela empresa e da utilização desse dinheiro em transações que favoreçam o bom desenvolvimento dos lucros em longo, médio e curto prazo, bem como seus objetivos, funções e áreas onde se aplica afim de que não aconteçam falhas no processo que ocasionem perda ou prejuízo à empresa.

É a correta Administração Financeira que permite a visualização da atual situação da empresa e através dos dados e registros obtidos junto aos outros departamentos permitirá ao gestor a tomada de decisões que indicarão o fracasso ou o sucesso da empresa. Demonstra a relação de interdependência entre as áreas da empresa: Contabilidade-Administração Financeira-Economia e que mesmo apresentando semelhanças, são diferentes e têm maneiras diferentes de fazer a leitura da organização. Além de esclarecer as diferenças existentes quanto ao profissional contabilista e economista, expondo as tarefas peculiares de cada função em relação ao conjunto que a equipe de trabalho está inserida, na empresa.

Também vai tratar da relevância do profissional Administrador Financeiro para as empresas e as várias áreas específicas em que pode atuar, sem perder o foco da maximização da riqueza do empreendimento. Será exposta a atuação do administrador financeiro frente às expectativas e as tendências de mercado, haja vista que a proposta é apontar a postura do profissional da administração financeira quanto ao quadro organizacional da empresa, ao processo de desenvolvimento lucrativo, condução das finanças em relação aos gastos e custos; das decisões a serem tomadas, das estratégias de crescimento ao longo e curto prazos, dos desafios do administrador financeiro e da coordenação de projetos que lhe são propostos.•.

• Planejamento Financeiro- Característica e Fundamentos

É uma atividade que requer centenas de dados coletados e digitados por meio de informações coletadas dentro e fora da organização.

Sua importância nem sempre é parecida quando se fala em alocação dos recursos e monitoramento do desempenho da organização. Em muitos casos, quando as organizações se dão conta da sua necessidade, já é tarde demais.

O planejamento financeiro deve estar diretamente ligado à estratégia da empresa a fim de executá-la.

As empresas que tomarem agora a decisão de colocar em prática uma solução de planejamento financeiro eficiente estarão muito mais capacitadas a alcançar uma real vantagem competitiva sobre seus concorrentes no mercado.

• Demonstrativos Orçamentários

- Demonstrativo do Resultado do Exercício Projetado

A demonstração do resultado dos exercícios fornece uma síntese financeira dos resultados operacionais da empresa durante certo período.

São mais comuns aquelas que cobrem o período de um ano, com encerramento em uma data especificada, geralmente 31 de dezembro do ano civil.

Em muitas empresas de grande porte, porém, é usado um ciclo financeiro de 12 meses, ou exercício fiscal, que termina em data diferente de 31 de dezembro. Além disso, costumam ser elaborada demonstração mensais de resultado para serem usadas pela administração, e devem-se disponibilizar demonstrações trimestrais aos acionistas de empresas abertas.

Uma forma mais simples de fazer um modelo simplificado é usar, para os custos do produto vendidos, as despesas operacionais e as despesas de juros em termos percentuais. Assim, o risco de erro diminui e os percentuais serão muito próximos do ano anterior.

Para a estimativa do resultado projetado, a sugestão é que as relações entre vários custos e venda no período seguinte repitam as do ano anterior.

Esses demonstrativos são preparados levando em conta vários pontos, porém a maioria das pessoas que o utiliza (investidores, administradores, analista, etc.) prefere uma técnica mais simplificada para sua confecção.

- Fluxo de Caixa Projetado

O fluxo de caixa é importante para o planejamento e boa gestão de uma empresa, o fluxo de caixa projetado é mais importante ainda. Esta ferramenta é utilizada para prever o que poderá ou não acontecer em relação às finanças da empresa ou aos custos e lucratividade de um projeto ou negócio. O fluxo de caixa projetado, como o próprio nome diz, é uma projeção, utilizando previsões de gastos e receita para que se possam identificar antecipadamente problemas que possam surgir ou até mesmo a sobra de capital. Assim, uma empresa pode se programar, por exemplo, para equilibrar despesa e receita e se precaver de momentos em que a arrecadação possa ser inferior à saída de caixa. Com isso é possível também negociar melhores prazos junto a credores e fornecedores.

É fundamental que o fluxo de caixa projetado seja pensado em função dos prazos disponíveis e que os dados sejam analisados de acordo com a maior probabilidade de acontecerem. Como se trata de uma previsão, nem todos os dados serão precisos ou fixos. A projeção tem início nas vendas, onde se inicia o ciclo e é possível se identificar a quantidade de capital que estará ingressando no caixa. A partir daí é possível calcular a quantidade de capital que deverá ser investida em outras áreas como divulgação, distribuição, etc. O objetivo o fluxo de caixa projetado é fornecer informações para a tomada de decisões, prever a necessidade de capitação de recursos ou até mesmo aplicar excedentes de caixa em rendimentos sem comprometer a liquidez. Sendo assim, não resta dúvida de que o planejamento é a parte mais importante do fluxo de caixa sendo a projeção de despesas e receitas uma poderosa ferramenta de gestão a médio e longo prazo.

A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas.

Necessidade de se cruzar o planejamento com execução real e suas medidas corretivas é justamente evitar que as atividades não conduzam com o que foi planejado.

A isto se nomeia controle. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo, Sem o controle, você nunca saberá se estiver no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

• Ferramentas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com