TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gesso

Monografias: Gesso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 6

Técnico Integrado em Edificações-1º ano

Foz do Iguaçu/2013

AGLOMERANTE: GESSO

Alunos: Arthur Zvir

Gulherme Rodrigues de Oliveira

Isabela Bispo

Milena Cherubini de Bona

AGLOMERANTE: GESSO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Materiais da Construção Civil, do curso Técnico em Edificações Integrado no Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu.

Prof.: Miguel Batista de Oliveira

Alunos: Arthur Zvir

Gulherme Rodrigues de Oliveira

Isabela Bispo

Milena Cherubini de Bona

Sumário

1. Resumo

2. Introdução

3. Conteúdo

3.1. História do Gesso

3.2. Importância

3.3. Propriedades

4. Conclusão

5. Auto-Avaliação

6. Referências Bibliográficas

1 Resumo

Esse trabalho irá tratar de um material utilizado para acabamentos na construção civil, o gesso, sua história, importância e propriedades.O gesso é um mineral aglomerante produzido a partir do aquecimento da gipsita, é uma peça de suma importância na construção civil, pois é eficaz no acabamento de paredes e tetos em ambientes internos. Ao contrário do reboco, o gesso deixa as estruturas lisas, retas e bem acabadas.

2 Introdução

O gesso é um mineral aglomerante produzido a partir do aquecimento da gipsita, um mineral abundante na natureza, e posterior redução a pó da mesma. É composto principalmente por sulfato de cálcio hidratado e pelo hemidrato obtido pelacalcinação desse.

O gesso é conhecido há muito tempo, sendo um dos mais antigos materiais de construção que exigem transformação no processo de obtenção, assim como a cal e o barro. No século XVIII houve grande generalização no emprego do gesso em construção, de tal forma que a maior parte das edificações terem sido construídas com painéis de madeira tosca rebocados com gesso. Entretanto, nesta época a produção do gesso ainda era rudimentar e experimenta. Apenas no século XX, devido à evolução da indústria, é que as transformações mais profundas foram introduzidas, resultando nos equipamentos atuais.

O gesso liso é uma peça de suma importância na construção civil, pois é eficaz no acabamento de paredes e tetos em ambientes internos. Ao contrário do reboco, o gesso deixa as estruturas lisas, retas e bem acabadas. Em suas infinitas aplicações, o gesso se destina principalmente a dois tipos de segmento: construtivo, como em revestimentos, divisórias e forros, e decorativos, na arquitetura de interiores.

3 Conteúdo

3.1 História

O gesso é conhecido há muito tempo, sendo um dos mais antigos materiais de construção que exigem transformação no processo de obtenção, assim como a cal e o barro. Escavações na Síria e na Turquia revelaram que o gesso é utilizado desde há oito mil anos antes da era comum, na forma de rebocos que serviam de apoio a frescos decorativos, no preparo do solo e confecção de recipientes. Escavações em Jericó revelaram uso do gesso em moldagem há seis mil anos. A Pirâmide de Quéops, de aproximadamente 2800 a.C., preserva um dos mais antigos vestígios do emprego de gesso em construção.

No século XVIII houve grande generalização no emprego do gesso em construção, de tal forma que a maior parte das edificações terem sido construídas com painéis de madeira tosca rebocados com gesso. Entretanto, nesta época a produção do gesso ainda era rudimentar e experimental. Em 1768 Lavoisier apresenta à Academia de Ciências o primeiro estudo científico acerca dos fenômenos presentes no preparo do gesso.

No século XIX, vários autores realizaram trabalhos explicando cientificamente a desidratação da gipsita, principalmente os de VantHoff e os de La Chatelier. Estes trabalhos serviram de base para uma profunda transformação nos equipamentos utilizados no processo. Apesar disto, apenas noséculo XX, devido à evolução da indústria, é que as transformações mais profundas foram introduzidas, resultando nos equipamentos atuais.

3.2 Importância

O gesso liso é uma peça de suma importância na construção civil, pois é eficaz no acabamento de paredes e tetos em ambientes internos. Ao contrário do reboco, esse tipo de gesso deixa as estruturas lisas, retas e bem acabadas. Em suas infinitas aplicações, o gesso se destina principalmente a dois tipos de segmento: construtivo, como em revestimentos, divisórias e forros, e decorativos, na arquitetura de interiores.

O gesso pode ser empregado na forma de dry wall ou em placas e sancas (puro). Como vantagens temos a facilidade de manuseio, rapidez de aplicação, beleza, economia, etc. Dentre estas vantagens se destaca o quesito economia, já que paredes construídas em dry wall podem trazer economia na fundação das obras.

A desvantagem fica para o meio ambiente, já que a cada ano grande quantidade de resíduos de gesso é gerado na construção civil. E na grande maioria das vezes não há uma destinação correta, sendo destinado a aterros. Quando é depositado em aterros, o gesso forma bolsões de ar, pois é carregado para as profundezas com as chuvas podendo assim contaminar o solo e o lençol freático. Foi realizada uma pesquisa mostrando a viabilidade de reciclar os resíduos de gesso, e foi concluído que ele pode ser reciclado indefinidamente, podendo ser totalmente sustentável.

3.3 Propriedades

No estado em que se encontra normalmente no mercado (hemidratado), as características do gesso são :

Massa específica aparente = 0,5 a 0,8 kg. / dm3;

Massa específica real = 2,6 kg. / dm3.

Pega: O gesso misturado com a água começa a endurecer, em razão da formação de uma malha de cristais e, depois do início da pega, ele continua a endurecer como os demais aglomerantes.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com