TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Manutenção - Toyota

Dissertações: Gestao De Manutenção - Toyota. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Toyota de produção

O Sistema Toyota de Produção surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que a impedia de adotar o modelo da produção em massa. O Sistema Toyota de Produção também é chamado de Produção enxuta ou Lean Manufacturing.

A criação do Sistema Toyota de Produção se deve, principalmente, a quatro pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Sakichi Toyoda, seu filho Kiichiro Toyoda, primo de Eiji Toyoda que participou como o executivo impulsionador do nascimento do STP (Sistema Toyota de Produção) e o engenheiro chefe da Toyota Motors Company, o chinês Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.

O sistema de produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford (Fordismo) no início do século XX predominou no mundo até a década de 90. Procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto este sistema tinha que operar com estoques e lotes de produção elevados, ocasionando a alta oferta e a baixa demanda (Lei da oferta e da procura). No início não havia grande preocupação com a qualidade do produto.

Outro problema do sistema de produção em massa era a especialização dos operários: cada um tinha uma única função no sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários Ford Model T, assim caso a função do operário destinado a primeira etapa na esteira de produção não fosse executada, as demais seriam comprometidas. O nível de produção é claramente evidenciado acima: as esteiras regulamentavam a produção (ao aumentar sua velocidade de operação, os operários produziam em maior velocidade). Demonstra-se claramente que neste sistema o operário tinha má condições de trabalho.

Já no Sistema Toyota de Produção, os problemas comuns citados acima foram sanados com a introdução do Just in time. Com este sistema, houve a produção de lotes em baixa escala, ocasionando uma maior variedade de produtos. Exemplo: em vez de produzir um lote de 50 sedans brancos, produz-se 10 lotes com 5 veículos cada, com cores e modelos variados. Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, conhecem outras tarefas além de sua própria e sabem operar mais que uma única máquina. No Sistema Toyota de Produção a preocupação com a qualidade do produto é extrema. Foram desenvolvidas diversas técnicas simples mas extremamente eficientes para proporcionar os resultados esperados, como o Kanban e o Poka-Yoke.

De acordo com Taiichi Ohno (1988):

Os valores sociais mudaram. Agora, não podemos vender nossos produtos a não ser que nos coloquemos dentro dos corações de nossos consumidores, cada um dos quais tem conceitos e gostos diferentes. Hoje, o mundo industrial foi forçado a dominar de verdade o sistema de produção múltiplo, em pequenas quantidades.

A base de sustentação do Sistema Toyota de Produção é a absoluta eliminação do desperdício e os dois pilares necessários à sustentação é o just-in-time e a autonomação.

Os 7 desperdícios que o sistema visa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com