TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE GESTÃO JAPONESA TOYOTA

Seminário: MODELO DE GESTÃO JAPONESA TOYOTA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

+-*Contribuições de Taylor:

* Determinação cientifica nos métodos produtivos;

* Seleção, treinamento e motivação para os trabalhadores;

* Método de racionalização do trabalho;

Contribuições de Fayol:

* Identificar os princípios e as habilidades dos funcionários;

* Estabelecimento de objetivos e planejamento;

* Organização, controle de atividades para que os objetivos sejam atingidos;

2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA

O engenheiro Taichi Ohno agrupou os seus funcionários em equipes e com supervisor no direto, realizando o processo de coordenação e substituía os funcionários na produção quando necessário. Cada equipe era responsável pelo conjunto de etapas de montagem de cada processo na linha de produção, surgindo o conceito de minifábricas.

Após esta etapa, Ohno atribuiu as suas equipes outras tarefas além da produção específica de cada setor, como a limpeza do ambiente do trabalho, a manutenção de pequenas máquinas e ferramentas, bem como a busca incessante pela qualidade dos produtos. Finalmente, quando as equipes já estavam organizadas, passou-se a reservar um período diário do tempo para analisar medidas e sugestões para melhorar o processo de produção. Esse processo de aperfeiçoamento contínuo e gradual – em japonês, kaizen – dava-se com a colaboração entre engenheiros industriais e operários, que trabalhavam de forma cooperativa, diminuindo as distâncias entre os níveis hierárquicos. Dessa forma, surgiram os conceitos de multifuncionalidade funcional, de melhoria contínua e também de responsabilidade e comprometimento de cada operário em evitar os defeitos e o retrabalho para consertar o que estava fora das especificações de qualidade. Dentro deste sistema, foi dado aos operários o direito de parar a linha de produção quando percebessem defeitos ou erros e apontar melhorias no processo produtivo.

Assim, o sistema toyotista prevê a eliminação rígida das tarefas, mas exigia um longo treinamento e aperfeiçoamento no trabalho, valorizando a experiência do trabalhador e acabando com a rigidez e a demarcação das especialidades das tarefas. O trabalho passou a ser organizado de forma mais horizontal, integrando os departamentos e setores, atribuindo aos operários a co-responsabilidade sobre os resultados a serem obtidos. O modelo de produção toyotista também traz conseqüências para a vida dos trabalhadores

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA

No toyotismo é extremamente necessário trabalhar em grupo, pois a produção é organizada em minifábricas, e a complexidade obtida nas linhas de produção a partir dos avanços da eletrônica e mecatrônica. Para a solução de determinados problemas, somente o trabalho em equipe é viável. Analisando por outro aspecto, o trabalho em equipe, através da execução de um grupo de diferentes atividades, permite ao trabalhador uma visão mais ampla das atividades que executa e, portanto, da sua participação no processo produtivo.

No sistema fordista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com