TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Mkt

Ensaios: Gestao Mkt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo elaborar um estudo de viabilidade econômica para a instalação de um supermercado no bairro Nonoai, devido o aumento do poder de compra da região e a proximidade a um conjunto residencial promove a oportunidade no setor de comercio varejista buscamos criar um supermercado, pois foi constatado potencial de consumo neste bairro. Para tanto, realizou-se uma análise das variáveis externas: consumidores, concorrência, fornecedores, política, leis, economia, sociedade, cultura, demografia e tecnologia. E uma analise do ambiente interno sob o ponto de vista das suas variáveis estruturais: especialização, padronização e coordenação das atividades, centralização e descentralização das decisões, tamanho da unidade de trabalho. Além de coletar dados que indiquem a viabilidade, ou não, da abertura de um supermercado no bairro Nonoai. O trabalho baseou-se em extensa fundamentação teórica, apoiando-se na observação do cotidiano da empresa — atuação dos funcionários, perfil de clientes, fluxo de clientes, entre outros aspectos — e na análise de documentos da organização. Foram vistos balanços, fluxo de caixa, incidência de impostos, custos com funcionários e locação. Recorreu-se também a uma pesquisa de campo com 204 questionários aplicados no bairro Nonoai. Como resultado, este estudo apontou aspectos altamente favoráveis para a instalação de um novo ponto comercial. 0 estudo ressalvou ainda outros aspectos, como necessidade de ações promocionais, importância de que os recursos sejam provenientes de capital próprio, a ne0,0 N cessidade de investimentos futuros e uma honesta, sincera, próxima e empreendedora relação entre os sócios para o êxito do empreendimento.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 5

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

3 . ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 6

4 . CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES 8

5. BIBLIOGRAFIA 9

INTRODUÇÃO

A pesquisa de viabilidade econômica para o desenvolvimento de um supermercado objetiva identificar um cenário — favorável ou não — à implantação de um novo ponto comercial no bairro, além de proporcionar uma melhor visão da organização, desde os motivos que levaram ao seu nascimento, passando por suas transformações, até a data atual. A importância desse estudo foi evidenciada pelo fato de trazer um panorama voltado para os pontos fortes e fracos que o supermercado poderia apresentar, e pelo conhecimento de fatores internos e externos, que podem influenciar no seu desempenho.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Neste projeto será apresentada a possibilidade da abertura de um novo supermercado, na qual se verificou uma necessidade de alternativas de compras no bairro.

A pesquisa de viabilidade, nas mediações em que o empreendimento atua ou vai atuar, revela muitas oportunidades para melhorar o negócio, desenvolver produtos e aprimorar o atendimento, o supermercado leve tem como objetivo tornar-se referência em atendimento e qualidade na cidade em que atua e transformar-se em uma rede conhecida em todo estado do Rio grande do Sul.

As pesquisas aplicadas neste projeto referem-se a concorrentes, clientes e fornecedores, e foram realizadas em quatro semanas, na qual foi utilizada panfletagem a redores do local escolhido, estudo do potencial econômico dos moradores do bairro.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os resultados obtidos nas pesquisas com clientes e fornecedores, obteve um número satisfatório de relatórios, foram valiosas no sentido de conhecer as necessidades do empreendimento e suas atribuições e envolvimentos desde a montagem até as consequências do dia-a-dia, mostrando valores, dificuldades e procedimentos para ganhar espaço no mercado.

A pesquisa foi fundamental para a elaboração e conclusão do projeto, pois somente com ela foi possível estudar o tema e saber com mais precisão a opinião dos clientes quanto aos produtos e serviços necessários para abertura de um novo supermercado.

Foi pesquisado as exigências dos clientes, avaliação do potencial real local e os fatores particulares, que influenciam um supermercado de acordo com um artigo do SEBRAE com isto vemos também que as oportunidades dependerão da capacidade de acompanhar as tendências e mudanças significativas no mercado.

3. ANÁLISE E INTERPPRETAÇÃO DOS DADOS

3.1 Pesquisas de intenção de compra

Ao visitar o cliente foram feitas algumas perguntas para identificar as intenção de compra em um supermercado do bairro, identificamos que:

- 95% comprariam no mercado do bairro compras casuais

- 15% normalmente só compra em hipermercado

- 20% gostariam de uma tele entrega no bairro

3.2 Pesquisas de necessidade de compra

Foi feita uma pesquisa em campo para identificar a maiores necessidades de compra dos clientes, identificamos que:

- 60% gostariam de compras frutas e legumes semanalmente

- 80% gostariam de uma padaria no bairro para comprar pão mais fresco

- 15% gostariam de comprar revistas e jornais no seu próprio bairro.

3.3 Pesquisas de satisfação referente à concorrência

Devido existir um mercado no bairro foi feita uma pesquisa para identificar o quão satisfeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com