TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao MKT

Artigos Científicos: Gestao MKT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

As organizações devem estar constantemente perscrutando o mercado, em busca de sinalizações indicativas de tendências e mudanças. Muitas delas dispõem de sistemas de informação de marketing, que bem planejado inclui dentre outros subsistemas, o processo de pesquisa de marketing. O sistema de pesquisa de marketing consiste na coleta de informações relevantes para um problema específico da organização, através de um processo regular e sistemático de coleta de dados, que envolve a definição do problema e dos objetivos da pesquisa, o desenvolvimento do plano de pesquisa, a coleta e a análise dos dados, a apresentação dos resultados. O desenvolvimento do plano de pesquisa consiste na elaboração do projeto de pesquisa que deve apresentar: objetivos, hipóteses, fontes de dados, tipos de pesquisa, técnicas de coleta de dados, plano de amostragem, instrumentos de pesquisa, forma de análise dos dados, cronograma; orçamento para a realização dos trabalhos.

Com base nestas informações, elabore um projeto de pesquisa de marketing, considerando a seguinte situação:

A Blue Confecções é uma empresa que atua no ramo de confecção, com várias opções de vestuários de roupas em malha para verão e inverno. Comercializa seus produtos para o atacado e varejo, e visa aumentar sua carteira de cliente e fortalecer a marca/imagem na cidade. A empresa apresenta vários concorrentes, operando no mesmo mercado. Por isso, a Blue Confecções pretende realizar uma pesquisa de marketing para analisar o comportamento do consumidor de confecções em malhas, que freqüentarão a loja Blue Confecções, na próxima estação.

Nesta pesquisa a empresa pretende identificar elementos do perfil do consumidor, tais como, idade, escolaridade, renda. Também quer saber o nível de satisfação dos consumidores em relação à empresa e à concorrência. Além disso, a empresa quer conhecer variáveis relacionadas ao processo de compra de confecções em malhas, tais como, freqüência de compras, número de vezes em que o consumidor visita as lojas de confecções, marcas de preferência, período de compra, elementos que influenciam a compra, período do ano em que compra mais, tipo de confecções, valor de compra mensal, quem geralmente compra na família, como costuma pagar as compras.

Assim sendo, com base nestas informações, elabore um projeto de pesquisa de marketing para a Blue Confecções, destacando alguns elementos que devem compor o plano, como: problema de pesquisa, objetivos – geral e específico -, fonte de dados, tipo de pesquisa, técnica de coleta de dados, população da pesquisa e instrumento de pesquisa. Também deve acompanhar o projeto o formulário de perguntas, que deve ter de 20 e 25 questões entre abertas e fechadas (estas de múltipla escolha e/ou com uso de escalas) - apêndice. (10 pontos)

OBS: No seu livro didático, no final da primeira unidade, há um modelo de projeto de pesquisa para servir como orientação.

Projeto de pesquisa de marketing Blue Confecções

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA BLUE CONFECÇÕES

1) Problema de pesquisa da Blue Confecções

Qual o perfil dos consumidores da Blue Confecções, identificando os hábitos de compra de seus clientes no atacado e varejo e qual é o grau de satisfação do serviço oferecida pela empresa?

2) Objetivo Geral

Identificar de forma clara o perfil dos consumidores atacadistas e varejistas, identificando o período de compra, suas preferências de produtos e satisfação dos serviços oferecidos pela Bue Confecções.

3) Objetivos Específicos

Levantar o perfil dos consumidores da Blue Confecções;

Identificar a frequência de compra dos consumidores nas lojas e seus produtos e quais são os gastos mensais com produtos;

Avaliar a satisfação de serviço oferecido pela Blue Confecções aos clientes;

Verificar os elementos que influenciam os consumidores na hora da compra nas lojas;

Identificar a imagem da empresa junto aos seus concorrentes.

4) Hipóteses de Pesquisa

Os consumidores da Blue Confecções de preferência são mais homens ou mulheres entre 18 a 30 anos na faixa econômica de 3 a 4 salários mínimos?

Os consumidores estão satisfeito com os produtos das lojas da Blue Confecções em relação a outras lojas que operam no mesmo ramo?

5) Metodologia de pesquisa

A metodologia a qual será aplicada na pesquisa de marketing da Blue Confecções será através de coleta de dados primários em pesquisa quantitativa aplicada em questionário formulado aos clientes (em Nexo) com perguntas abertas e fechadas através de entrevistadores nas lojas, no período de 10 dias entre homens e mulheres consumidores das lojas Blue Confecções. O questionário será aplicado em situação de amostragem de acordo com os clientes frequentadores das lojas.

6) Delimitação do universo de pesquisa

A Pesquisa será realizada nas lojas da Blue confecções em uma duração de 10 dias em todas as lojas, as abordagens em nossos clientes serão por amostra com um erro amostral de 5%. Como não se conhece o tamanho da população deve-se seguir o calculo abaixo para se saber a amostra a ser utilizada:

N0 = 1/E2

N0 = 1/(0,05)2 = 1/0.0025

N0 = 400 clientes

7) Forma de analise de dados

Os dados coletados na pesquisa serão tabulados conforme categorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com