TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Publica

Artigo: Gestao Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos grupos no ambiente das organizações. É uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento.Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais.

O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização.

As principais oportunidades e desafios do comportamento estão em aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa; melhoria das habilidades humanas: Motivação, Liderança, Treinamento, Satisfação com o trabalho, avaliação de desempenho, Comunicação eficiente, etc.

O estudo do comportamento organizacional pode fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudança continua para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional voltada para ela. Ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento relativamente nova. Para melhor compreender as pessoas, as organizações e o contexto, os pesquisadores e praticantes do Comportamento Organizacional, contam com informações provenientes de muitas disciplinas diferentes. Tais informações de caráter variado e complexo, uma vez processadas e ordenadas, nos permitem estudar o funcionamento das pessoas nas organizações de uma forma sistemática. Além do simples conhecimento intuitivo, passamos a ter, também, o conhecimento sistemático proveniente da ciência e de disciplinas variadas.

As finalidades do Comportamento Organizacional, correspondem a: explicação, previsão e controle do comportamento humano.

A Explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos, acontecimentos, fenômenos.

A Previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica.

O Controle apresenta-se como objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento humano, o qual é integrante fundamental nas organizações, implicando na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho, gerando eficácia.

As principais variáveis do Comportamento Organizacional são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

O estudo do Comportamento Organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização dos objetivos. Os executivos e os funcionários de hoje precisam aprender a lidar com a temporariedade, bem como a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade. Este estudo pode fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudança contínua para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional voltada para ela.

SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Há uma grande variedade de sistemas e tipos de sistemas, mostraremos uma comparação entre os sistemas abertos e sistemas fechados:

SISTEMAS ABERTOS SISTEMAS FECHADOS

Aberto auto- regulável: Célula Estáticos simples: Estruturas

Vida vegetal Dinâmico simples: Mecanismos de relógio

Reino animal Cibernético simples: Termostato

Organização social

INOVAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES/O INDÍVIDUO/PERSONALIDADE E MOTIVAÇÃO

Em uma entrevista de Mário Persona a Revista Supermercado Moderno, ele fala sobre o papel do líder no gerenciamento das mudanças na empresa:

“A mudança é uma característica da natureza como um todo. Tudo ao nosso redor está em constante mudança e nós mesmos temos, em nossa índole natural, essa tendência de mudar, de buscar coisas novas, de explorar novos mundos. Só que a mudança não pode simplesmente surgir do Ada e nos atropelar. É preciso identificar quais as mudanças necessárias, com base no contexto no qual a empresa atua seu mercado, sua equipe, seus produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com