TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O avanço da gestão pública, novos conceitos e novas práticas

Projeto de pesquisa: O avanço da gestão pública, novos conceitos e novas práticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  1.442 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

NOME - Catarina José Themer - RA 5516121287

NOME - Eliana Maria Barbosa Ferreira - RA 4310787865

NOME - Maria Edina de Lima - RA 5570152309

NOME - Renato Ferreira - RA 5529114902

ATPS - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PROFESSORA – MONICA SATOLANI

TABOÃO DA SERRA

22/04/2013

SUMÁRIO

Artigo Acadêmico - O avanço da gestão pública, novos conceitos e novas práticas.

ETAPA 1- O Burocrata atual e sua visão do mundo..................................................02 a 08

ETAPA 2-.Teoria do dente de Engrenagem – causa e consequência.........................08 a 10

ETAPA 3- O perfil do agente público e suas capacitações ......................................10 a 14

ETAPA 4- Um modelo de sucesso de gestão pública e sua características...........14 a 22

4.1 – Características marcantes

Conclusão .......................................................................................................................22

Bibliografia..................................................................................................................23 e 24

O avanço da gestão pública, novos conceitos e novas práticas

Quando nos orientamos em relação ao desafio de um mundo globalizado, não podemos deixar de lado o ambiente sócio político, que passa visivelmente por uma reformulação, questionamentos e claro, de modernização.

Este impacto será muito importante para futuras gerações e deverá ser vivenciado cada vez mais pelo indivíduo e cidadão.

Este artigo tem como principal finalidade explanar um pouco mais sobre este “universo” que chamamos de Gestão Pública, sua evolução, seus modelos, seus conceitos e teorias.

Como ainda estamos aprendendo e evoluindo com as novas gerações e também como gerações anteriores e autores deixaram seus conceitos de forma marcante e enraizada .

ETAPA 1

O burocrata atual e sua visão do mundo

A burocracia moderna tem como principal definição, um processo de excesso de procedimentos, que uma empresa ou pessoa deve tomar para obter algo e que são compreendidas em diferentes aspectos.

Existem sistemas com normas e regras formadas por profissionais especializados, selecionados segundos critérios racionais e que se encarregam de diversas tarefas importantes dentro do sistema.

As definições permeiam um pouco do que vivenciamos no dia a dia, porém nunca foi esta a real intenção da burocratização.

O burocrata está, antes de qualquer coisa, sob normas e regras de uma instituição, não têm livre arbítrio, não pode mudar conceitos e situações.

Esses conceitos de burocráticos é uma profissão com base em hierarquia podem ser analisados ao longo da historia e sendo adaptados ao nosso sistema de divisão do trabalho. A administração da burocracia se baseia no documento escrito e arquivamento, existindo até um quadro de funcionários para realização desta tarefa.

Considerando que o cargo burocrático é uma profissão, que tem natureza devedora, não é simples fonte de renda ou troca de serviços, se trata da aceitação de uma obrigação específica de administração fiel em troca de uma existência segura, diferenciando do contrato livre de trabalho, com isto, o funcionário deve ter capacidade e disponibilidade para assumir tal posição.

O que se busca é sempre o conceito efetivo de qualidade, quer seja de quem executa ou de quem ordena. A burocratização nada mais é do que um perfil formado por ocasiões, ou seja, qualidade e quantidade nem sempre “caminham” juntas e regras nem sempre são cumpridas.

Uma nova ideia e um novo cidadão vêm surgindo nos dias atuais e mudará todas as descrições e teorias vistas em livros e dicionários até então.

Cara e Coroa: Os dois lados da burocracia

Observadas as características da burocracia através de teorias de Max Weber e a teoria de Chiavenato, verificamos que nenhum deles encontrou uma teoria exata, pois para cada organização existe um sistema, onde frequentemente sofre mudanças. Então, constatamos que a burocracia está presente em toda organização e segue o crescimento socioeconômico.

Este sistema tem as suas vantagens e desvantagens, é possível perceber que todo ser humano é dependente de algum sistema burocrático.

Como surgiu há algumas décadas, a teoria clássica e as relações públicas sempre lutaram entre si pela conquista de espaço na teoria administrativa. À burocracia teria um intuito, que seria o de melhorar alguns aspectos abordados por teorias anteriores: A fragilidade e a parcialidade.

Porém pelo conceito popular a burocracia é meramente um entrave, onde papéis se multiplicam e nada é feito para solucionar os problemas efetivamente.

Porém o papel principal e ilustre da burocracia é o da organização eficiente e com excelência, sem excessos personificados, características que não são compreendidas e executadas.

Um novo conceito de gestão pública será muito bem vindo, para que tudo siga pelo caminho correto proporcionando ao indivíduo e cidadão respostas as suas necessidades.

ETAPA 2

Teoria do Dente de Engrenagem

Esta relacionada ao principio da impessoalidade.

Segundo a autora dessa teoria, ela foi criada para lembrar que cada pessoa deve ser descartável sem mudar o sistema, uma vez que a democracia demanda a alocação de responsabilidade em cargos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com