TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental Relatório Sobre Poluição Atmosférica

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto

Engenharia Elétrica – 1° Série D

Gestão Ambiental

Relatório Sobre Poluição Atmosférica

Prof.ª Claudia Posseti

Ribeirão Preto, 31 de março.

2014


Sumário

Poluição Atmosférica ____________________________________________ Página 3.

  1. Diante dos problemas atuais como agir para garantir a sobrevivência de nosso planeta? _________________________________________________Página 4.
  2. Comece por você a transformação que deseja para o mundo _____ Página 4.
  3.         Mudança de Hábitos ______________________________________ Páginas 4 e 5.
  4. Reciclagem ______________________________________________ Páginas 5 e 6.
  5. Racionamento de Recurso __________________________________Página 6.
  6. Aproveitamento de Recursos Renováveis         _____________________Página 6.
  7. Construções Sustentáveis __________________________________ Páginas 6 e 7.
  8. Uso de meios de transporte não Poluentes  ____________________ Página 7.
  9. Controle do crescimento populacional ________________________Página 7.
  10. Prática de Agricultura Sustentável ___________________________Página 7.
  11. Preservação da Fauna e Flora _______________________________Páginas 7 e 8.
  12. Desenvolvimento e Revisão das leis de proteção ao meio ambiente.  Página 8.
  13. Desenvolvimento do capitalismo sustentável ___________________Página 9.

Carta ____________________________________________________Páginas 10, 11 e 12.

Conclusão ________________________________________________Página 13.

Referências Bibliográficas __________________________________Página 14.

Poluição Atmosférica

        Vivemos em um mundo globalizado, onde nossa principal forma de mercado é o capitalismo. Somos bombardeados através dos meios de comunicação com propagandas e informações sobre novos produtos e tecnologias. Buscamos constantemente comodidade e facilidade para exercer nossas tarefas diárias.

        Diante dessa busca o capitalismo nos emprega sua principal estratégia a obsolescência planejada e perceptiva, onde somos incentivados a substituir produtos já considerados obsoletos por novos e mais avançados mantendo a procura sempre alta.

        Para atender a essa procura é necessária grande extração de matéria prima que em sua maioria é retirada sem qualquer preocupação e planejamento com sua reposição.

        As consequências da extração sem limites têm gerado grande conflito entre ambientalistas e capitalistas, afinal o planeta está sendo afetado com as mudanças impostas por nosso padrão de vida?

        Segundo James Lovelock em seu livro Gaia: Alerta Final, a terra é um grande organismo, nossa espécie esta impondo um estresse sem precedentes, a mudança climática poderá levar a um mundo com um ecossistema bem empobrecido, quase inóspito para os seres humanos. Mais assustadora e controvertida é sua afirmação de que o ponto sem retorno já pode ter sido ultrapassado.

        Segundo o documentário historia das coisas durante as três ultimas décadas foram consumidos 33% dos recursos naturas de nosso planeta, um ritmo que tem debilitado a sua capacidade de recomposição. Os Estados Unidos representam 5% da população mundial e utilizam 30% de todos os recursos mundiais, se todo o mundo adotar o seu ritmo seria necessários cinco planetas, onde temos apenas um.

        É necessário repensar urgentemente o nosso modo de vida, gases de efeito estufa são lançados diariamente em nossa atmosfera, atividades agropecuária, extinção da fauna e flora, contaminação de rios, lagos, aquíferos, solos, derretimento de geleiras, mudanças climáticas, são alguns dos devastadores resultados da ação do homem em nosso planeta.

  1. Diante dos problemas atuais como agir para garantir a sobrevivência de nosso planeta?

        É de conhecimento que o ser humano é adaptável ao ambiente, evoluímos constantemente. A melhor maneira de transformar uma criança em um adulto responsável e protetor do ambiente em que vive é a educação. Muitos a intendem como o saber da leitura e escrita, mas educação é a cultura de princípios e valores passados de uma geração para outra. A tecnologia deve ser utilizada para o bem maior, as pessoas devem saber o quanto representa o valor de um produto não para o seu bolso, mas para o planeta. Levar em conta que aquele recurso é limitado e pode ser extinto se não usado com sabedoria.

        As grandes nações capitalistas não se preocupam com a conservação dos recursos naturais, pois seu objetivo é o lucro a qualquer custo, independente se outra espécie será extinta, uma região devastada, habitantes  deslocadas, florestas derrubadas, rios contaminados o importante é lucrar hoje.

        Diante do contexto sugerimos algumas mudanças que podem fazer a diferença para as gerações futuras:

  1. Comece por você a transformação que deseja para o mundo.

        Seu exemplo influencia pessoas.

  1. Mudança de hábitos.

  • Devemos rever nossos hábitos alimentares, o maior impacto para o efeito estufa não é a queima de combustíveis fósseis, mas o desmatamento de florestas para o cultivo da agricultura e pecuária, de acordo com pesquisa os meios de transporte são responsáveis por 13% dos gases de efeito estufa emitidos no planeta, enquanto a atividade agropecuária representa 18% apenas de gás metano gerado pelos dejetos digestivos, fora a queima de florestas para cultivar pastos.
  • Devemos utilizar e cobrar as autoridades que sejam desenvolvidos meios de transporte coletivos mais eficientes e que atendam as demandas, assim podemos diminuir a quantidade de veículos circulando, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa.
  • Quando possível devemos ir à padaria, supermercado e açougue próximo a nossa residência a pé, assim contribuímos para nossa saúde e meio ambiente.
  • Devemos adotar como meio de transporte para distancia curta as bicicletas, não emitem gases de efeito estufa e proporcionam benefícios para a saúde e meio ambiente.
  • Devemos racionar o uso de eletricidade, aproveitando os recursos naturais como a luz do dia, os ventos, arborização e adquirir apenas equipamentos com selo de eficiência no consumo de energia elétrica.
  • Devemos ser compradores conscientes, adquirir apenas o necessário e priorizar produtos que sua matéria prima seja reciclada.
  • Devemos rever nossos processos industriais, quanto à destruição do meio ambiente e preservação de recursos.
  • Devemos racionar o uso de água potável, sua escassez é prejudicial para todos. Políticas devem ser desenvolvidas para que ocorra o melhor aproveitamento das águas de chuva, tratamento de rios, proteção de mananciais, nascentes, matas ciliar e outras fontes.
  • Devemos repensar o uso de água para fins desnecessários, como limpeza de automóveis, piscinas, limpeza de quintal e outros.

  1. Reciclagem

        Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (Lavoisier).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (102.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com