TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO RIO PARAÍBA DO SUL EM RESENDE-RJ

Monografias: DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO RIO PARAÍBA DO SUL EM RESENDE-RJ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 3

Metodologia

Resido há 200m do rio Paraíba do Sul, trabalho há pouco mais de 30m distância, habitualmente percorro longos trechos do rio até mesmo a pé. Percorri longos trechos próximo ao local que resido e também uma boa extensão nas proximidades do trabalho, bem como de carro ao longo da rodovia Presidente Dutra a qual margeia o rio.

Resultados

Vale ressaltar que este rio corta diversas cidades desde sua nascente ao seu deságue, ele recebe dejetos domésticos e industriais em diversos pontos. Eu acredito que os maiores desastres ambientais ocorrem todos os dias. Praticamente todas as cidades do entorno lançam seu esgoto bruto no rio. Sem contar as pequenas empresas, como lavanderias, tinturarias e até matadouros que também fazem seu trabalho. Outro aspecto importante tem a ver com a própria população que ainda lança lixo e outros materiais dentro do rio. Falo isso porque cresci às margens deste rio e já vi de tudo, desde garrafas pet, sacos de lixo, até sofás e geladeiras. Observei diversos pontos de esgoto caseiro sendo despejados diretamente no rio sem qualquer tratamento.

Fonte: http://www.colunazero.com.br

História de desastres e afins

Com essa grande ocupação de indústrias às margens do rio já era de se esperar que em algum momento algo ruim acontecesse. O pior é que acontece e com uma freqüência muito maior do que imaginamos. O histórico de acidentes é antigo e a maioria deles não ocorreu diretamente no Rio Paraíba do Sul, mas em seus afluentes. Abaixo estão alguns dos principais desastres citados por um relatório da FIPERJ (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro):

- 1982 – Vazamento da Cia. Paraibuna de Metais, com o rompimento de um dique de contenção de rejeitos no Rio Paraibuna, que carreou resíduos de metais pesados (cromo e cádmio) e outras substâncias tóxicas, contaminando o Rio Paraíba do Sul desde a confluência com o Paraibuna até a foz;

- 1984 – Acidente rodoviário em que um caminhão despejou 30 mil litros de ácido sulfúrico no Rio Piabanha;

- 1988 – Vazamento de óleo ascarel contido em 3000 litros de água utilizada para apagar o incêndio de transformadores na Thyssen Fundições;

- 1989 – Acidente com um caminhão tanque de metanol que despejou o produto no rio, na altura de Barra do Piraí;

- 2003 – Vazamento de mais de 20 milhões de litros de soda cáustica no Rio Pomba, provenientes da Indústria Cataguazes de Papel. Acidentes de menores proporções ocorreram também em 2006 e 2007, sob a responsabilidade da mesma indústria.

Foto: O Globo online

Conclusões

O rio Paraíba do Sul é de grande importancia para as cidades que o cercam, mas muito precisa ser feito em relação a saneamento ambiental, conscientização social e política. Mas a vida ainda existe em gritar e mostrar que deve ser priorizada, um ejemplo, as famílias de capivaras que voltaram a morar às margens do rio ao longo das cidades de Resende e Barra mansa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com