TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Construção Ambientalmente Inteligente

Por:   •  4/8/2015  •  Artigo  •  4.323 Palavras (18 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA

IMPACTO AMBIENTAL GERADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL E SOLUÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE

Acadêmicos:

Arthur Budó Lopes,

Endrigo Silveira Pinto,

Rafael Bolzan,

Rodrigo Leon,

Volmir Cunha.

Orientador:

Prof. Rubens Lunelli

RESUMO

        Neste trabalho, foram apresentados meios para uma construção sustentável por causa do crescente desenvolvimento urbano e consequentemente o aumento numérico substancial das edificações e demais obras de engenharia, a consciência quanto aos recursos ambientais e de sua degradação têm despertado preocupações consideráveis. A partir daí foram realizados pesquisas sobre materiais necessários para a obra tendo em vista a reutilização e aquisição de bens oriundos da região, as formas mais atuais de reuso e captação de água, o uso e energia renováveis, propondo assim critérios de planejamento de empreendimentos voltados para a construção sustentável, promovendo a conscientização dos gestores para um resultado positivo sob o ponto de vista econômico, ambiental, social e tecnológico. Agindo dessa forma diminuímos os impactos ambientais e garantimos qualidade de vida para todas as gerações.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão Construção Ambientalmente Inteligente

INTRODUÇÃO

Apresentação do Tema

        Recentes obras se encontram em dificuldades ao projetar edifícios sustentáveis, pensando nisso buscamos encontrar técnicas construtivas, emprego de novos materiais, gestão do canteiro de obras, planejamento do empreendimento para o mesmo não fique muito oneroso, baixo custo de manutenção e que possa atender famílias de classe média baixa. Sempre com a ideia de projetar o empreendimento de forma sustentável com foco no uso racional de energia, reduzindo os impactos ambientais gerados em um canteiro de obras na teoria e na prática.

Justificativa Científica da Escolha do Tema

        O tema mostra-se de suma importância, pois pode mostrar para a sociedade e autoridades competentes maneiras de diminuir os impactos ambientais inerentes da construção, não deixando de proporcionar qualidade no empreendimento. Alternativas essas que podem propiciar juntos aos órgãos governamentais incentivos fiscais para aquisição do empreendimento.

Problemática

        Atualmente é comum empresas do ramo da construção civil entregar obras com atraso, isso se deve a diversas variáveis, tanto na fase da confecção do projeto quanto na fase de execução da obra, além de buscar a otimização da gestão na execução do empreendimento, busca-se ainda atender as questões supracitadas.

Objetivo Geral

        O trabalho tem o objetivo de contribuir para a melhoria na qualidade de vida por meio da sustentabilidade ambiental, apresentando propostas que visam à integração da construção no ambiente ao qual ela esta inserida por meio dos princípios da ecoeficiência nas obras de engenharia.

Objetivos Específicos

  1. captar e fazer uso de água proveniente de chuvas;
  2. fazer reuso de água descartada por máquinas de lavar roupas;
  3. reutilizar materiais descartados durante a execução da obra;
  4. consumir eficientemente a energia elétrica;
  5. aproveitamento solar e dos ventos;
  6. proporcionar conforto térmico com matérias e técnicas construtivas;
  7. utilização de fontes naturais de água e;
  8. descarte adequado de entulhos.

METODOLOGIA

        Utilizou-se para a confecção deste estudo, buscar modelos eficientes de construções ambientalmente sustentáveis.

        A metodologia adotada para a definição da ecoeficiência como ferramenta destinada ao desenvolvimento de construções sustentáveis consiste de informações teóricas resultantes do levantamento bibliográfico e análise da eficiência. Também se buscaram adotar técnicas ecológicas que visem à adequação dos projetos as novidades tecnológicas que, em sua maioria, trazem além de soluções ambientais retorno financeiro.

 

RESULTADOS

Na construção civil, grande parte da matéria-prima utilizada em obra é extraída de recursos naturais, tais como: areia, cimento, madeira, aço, entre outros, e geralmente o consumo destes materiais ocorre de maneira excessiva.         Entre os recursos naturais as perdas que mais se destacam, seja por consumo ou por desperdício, é a perda de recursos naturais incorporados aos materiais, como é o caso do cimento, areia e cal.

Para estes casos temos na nossa região grandes empresas produtoras de cimento, como a CIMPOR e a Votorantin e se tratando de areia tem a ACPO. Pensou-se em buscar uma parceria para sempre estar utilizando material de empresas que fiquem o mais perto possível do canteiro, pois quanto mais perto menos vai ser o custo com o transporte.

Na concepção atual do mercado da construção civil verifica-se importante a utilização de fôrmas metálicas, devido elas serem reutilizados em outras construções diferentemente das madeiras que normalmente são descartadas.

No que tange o descarte de materiais, é preciso ter planejamento e organização. À exemplo de grandes empresas que estão adotando métodos como Sistema Toyota de Produção, onde seus estoques são muito pequenos e só utilizam o que é necessário.

        Já, em relação ao alto consumo de água pensou-se em buscar alternativas sustentáveis para solucionar tal problema.

         Uma forma para diminuir os custos com o consumo de água é a captação da água proveniente de chuvas, que normalmente é desperdiçada.         Este método de captação da água possui um aproveitamento de cerca de 100%, mostrando ser bastante eficaz e com baixo custo para implantação, evidenciando ser um projeto com excelente custo benefício. Além de proporcionar economia, evita transtornos causados por chuvas rápidas e intensas que causam alagamentos nas proximidades do conjunto habitacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (254.5 Kb)   docx (72.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com