TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em 30 De Março De 2011, O Instituto Carbono Brasil Noticiou Que O Continente Africano Está Gerando Empregos Ambientalmente Sustentáveis; A Uganda, Ao Promo

Dissertações: Em 30 De Março De 2011, O Instituto Carbono Brasil Noticiou Que O Continente Africano Está Gerando Empregos Ambientalmente Sustentáveis; A Uganda, Ao Promo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

DESENHO TÉCNICO

Prof. Bruno Papa

Exercício 05

A folha de “Exercício 05” trabalha a teoria sobre PERSPECTIVA ISOMÉTRICA, com o objetivo de aplicar as formas de representação de um objeto na sua forma volumétrica. Ou seja, a representação feita reunirá as características volumétricas (comprimento, largura e altura) do objeto representado.

Não há, no entanto, um material específico normatizado para esse desenho. Ao menos eu não encontrei. Acompanhem o assunto no material que enviei com teoria básica sobre PERSPECTIVA.

Nesse exercício é exigido os assunto anteriores, (Caligrafia Técnica, Espaçamento e Leiaute, Linhas, Escala e Cotas).

Introdução

Perspectiva é uma das formas usadas para representar um objeto. A principal característica dessa forma de representação é a possibilidade de visualizar o objeto representado, com suas características volumétricas (comprimento, largura e altura). Existe, no entanto, vários tipos de perspectivas. Cada um com uma finalidade e características específicas. Na disciplina de Desenho Técnico, usaremos com mais freqüência a PERSPECTIVA ISOMÉTRICA.

A PERSPECTIVA ISOMETRICA tem como característica a visualização de 3 faces do objeto representado, com a mesma “distorção visual” da imagem. Isso porque a construção da imagem é feita sempre com ângulos de 30º e 60º além do ângulo reto (90º). Com essa angulação, a imagem terá eixos de comprimento (x), de largura (y) e altura (z), com um ângulo de 60º e 120º.

Esquema simplificado da construção de uma Perspectiva Isométrica.

ESTRUTURA DO EXERCÍCIO

O conteúdo desse exercício será uma imagem que irá conter um desenho em perspectiva, as cotas desse desenho e o texto referente ao desenho. Essa imagem única ela deverá estar centralizada no espaço reservado para o exercício.

A princípio, para fazer esse exercício, começamos marcando uma reta horizontal em “linha forte”, paralela a borda superior do “carimbo” da folha, e distante dela em 2cm. Essa faixa de 2cm será reservada para a legenda do desenho.

O espaço restante será reservado para o desenvolvimento do exercício e portanto será o espaço em que a imagem deverá ser centralizada.

Sobre a imagem a ser desenhada, o desenho em perspectiva terá uma largura e altura a ser calculada inicialmente para a centralização (esse cálculo será feito conforme explicação a seguir). Além do espaço que o desenho irá ocupar, deverá ser reservada também uma faixa de 2cm em volta de todo o espaço reservado para o desenho. Esse essa faixa de 2cm, em volta do desenho será destinada para COTAR o desenho.

Além do desenho e da cota, deverá existir um espaço para o texto. O texto do desenho será feito numa faixa de 1,3cm de altura, logo abaixo do espaço para cotas inferiores. Nessa faixa de 1,3cm, deverá ser escrito o texto do desenho, em caligrafiatécnica, e com altura de 0.8cm. O texto do desenho será “PERSPECTIVA BLOCO 01 – ESCALA 1/1”.

Esquema da Imagem do Exercício.

Dimensionamento do Desenho em Perspectiva.

Para determinar a largura (x) e a altura (y) que um desenho em perspectiva irá ocupar na folha, é preciso fazer um estudo inicial, usando uma folha de rascunho. Nela será feita a construção de algumas linhas do desenho que irá determinar a largura e altura.

Esquema da localização do desenho/perspectiva

As linhas que determinam a largura e altura do desenho são as arestas (linhas) da base do desenho, a aresta de altura, uma das arestas da face de topo do objeto.

Faça numa folha d rascunho a construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com