TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Informação

Trabalho Escolar: Gestão Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Gestão da Informação

Curso:

Professor: Márcia Cargnin Martins Giraldi

Nome do aluno:

Data: 11/09/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1. - 3,0 pontos

Faça uma pesquisa sobre “Governo Eletrônico Brasileiro”. Nesta atividade você deve buscar informações sobre:

1. Como o governo define problema e oportunidade da gestão pública.

2. Padrão de desenvolvimento de soluções via Sistemas de Informação.

3. Implantação do Sistema de Governo Eletrônico.

4. Operação e Manutenção do Sistema.

Depois dessa pesquisa, elabore uma dissertação com quatro parágrafos.

• No primeiro parágrafo apresente a definição de Governo Eletrônico sustentada pelo governo brasileiro.

• No segundo parágrafo, apresente as necessidades de informação e requisitos funcionais utilizados e como é desenvolvido o projeto de Governo Eletrônico.

• No terceiro parágrafo, identifique as formas de aquisição dos recursos físicos e humanos e implantação dos processos.

• No quarto parágrafo, apresente os procedimentos operacionais e formas de monitoramento do sistema como um todo.

RESPOSTA:

O Programa de Governo Eletrônico brasileiro é a transformação das relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso à informação e a uma administração mais eficiente, utilizando de modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para dinamizar a prestação de serviços públicos focando na eficiência e efetividade das funções governamentais.

No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais: Junto ao cidadão; Na melhoria da sua própria gestão interna; Na integração com parceiros e fornecedores. Os inúmeros projetos desenvolvidos pelo Governo Federal, nas mais diversas áreas, contribuem para a melhoria da sociedade, criando opções de acesso e inclusão digital de baixo custo, além de um canal de relacionamento no qual o cidadão pode participar do processo de discussão e implementação das políticas públicas.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão exerce as atribuições de Secretaria-Executiva e garante o apoio técnico-administrativo necessário ao funcionamento de um Comitê Administrativo por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), esse Comitê tem como objetivo a formulação de políticas, diretrizes, coordenação e articulação das ações de implantação do Governo Eletrônico, voltado para a prestação de serviços e informações ao cidadão. Existem ainda os Comitês Técnicos instituídos, no âmbito do Comitê Executivo do Governo Eletrônico que têm a finalidade de coordenar e articular o planejamento e a implementação de projetos e ações nas respectivas áreas de competência, com as seguintes denominações: Implementação do Software Livre; Inclusão Digital; Integração de Sistemas; Sistemas Legados e Licenças de Software; Gestão de Sítios e Serviços On-line; Infra-Estrutura de Rede; Governo para Governo (G2g); e Gestão de Conhecimentos e Informação Estratégica.

O Governo Eletrônico Brasileiro conta com o Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação – SISP, o qual tem o objetivo de organizar a operação, controle, supervisão e coordenação dos recursos de informação e informática do Poder Executivo Federal, o SISP possui uma Comunidade em ambiente colaborativo virtual em que as principais atividades nesse ambiente são aprendizagem, trabalho e inovação em rede. A Comunidade está aberta para os servidores públicos dos órgãos do SISP e também dos Três Poderes e das três esferas do serviço público brasileiro.

Questão 2. – 4,0 pontos

Assista ao vídeo “Data Mining - Hitler pensa em usar Mineração de Dados” no link < https://www.youtube.com/watch?v=BHi5AJCPQNQ >. Acesso 18 jul. 2014, e faça uma análise crítica e síntese identificando primeiramente a que tema o vídeo melhor se enquadra. Depois relacione pelo menos 3 principais motivos para acontecer desfechos desta natureza e qual a solução para evitar tais fatalidades. Procure fundamentar suas reflexões.

Após identificar os itens anteriores, com base no que aprendeu ao longo desta formação, elabore um texto dissertativo-argumentativo, observando as seguintes características:

• O texto deve ter entre 7 e 12 linhas.

• O texto deve ser redigido na modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa.

• O vídeo estudado não deve ser copiado ou transcrito.

• Deve apresentar título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

RESPOSTA:

Ignorando o Chefe

È visto que nas empresas os chefes são pessoas competentes, inteligentes, informadas e aptas a tomarem decisões acerca dos rumos da organização a qual estão à frente.

Podemos observar que por vezes funcionários de escalões mais baixos acreditam que as decisões tomadas por seus chefes não são as mais adequadas para certas situações, e por conta própria mudam as ações que deveriam ser executadas, modificando assim o resultado esperado pela direção da empresa, é lógico e sabido que este tipo de situação não tem embasamento teórico, ou prático pra dar certo, o colaborador não tem consciência do todo e por isso pode acabar por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com