TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Gest

Exames: Finanças Gest. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 3

Conforme Parisi (2011), pelo método de custeio variável obtém-se a Margem de Contribuição, a qual representa a medida objetiva da lucratividade de um produto.

A margem de contribuição, calculada pela diferença entre o preço de venda de um produto e seus custos e despesas variáveis, pode ser entendida como a contribuição dada por esse produto para cobrir o montante de custos e despesas fixos da empresa e, uma vez superado esse valor, o saldo é a contribuição para a geração de lucro.

Isso permite dizer que, em dada situação, ou seja, com uma determinada quantidade vendida, uma empresa obtém um montante de margem de contribuição que se iguala aos custos e despesas fixos. Trata-se do ponto de equilíbrio, caracterizado pela ausência de lucro ou prejuízo operacional (há aqui um resultado nulo).

A equação básica do ponto de equilíbrio expresso em quantidade do produto único é dada por:

Para exemplificar, considere que a Empresa J.Liberdade Ltda. Produza e venda apenas o produto Jota. Sua capacidade instalada permite produzir entre 3.000 e 7.000 unidades deste produto (intervalo de variação relevante). Os dados relativos a essa empresa são:

Custos e despesas fixos = $ 50.000,00

Custos e despesas variáveis= $ 10,00 por unidade

Preço de venda = $ 20,00 por unidade

Assim, para cobrir todos os custos e despesas, fixos e variáveis, serão necessárias 5.000 unidades de Jota, a saber:

Todas as empresas são estruturadas para atingir um ou vários objetivos específicos. Para que esses objetivos sejam atingidos de modo eficiente, as empresas agrupam e organizam de modo lógico as funções que têm por finalidade realizar determinada tarefa. Esse agrupamento consiste em rotinas denominadas “sistema” que, em última análise, representam o modo lógico pelo qual se executa determinada tarefa. Assim, as empresas desenvolvem sistemas para executar cada trabalho que forma o conjunto de atividades necessárias a sua operação. Exemplificando, o sistema de compras ou suprimento de mercadoria poderia ter o seguinte perfil de atividades:  Ao sinal de que o estoque chegou ao nível mínimo, o almoxarife emite uma requisição de compra e a envia ao setor de compras;  Encarregado do setor de compras recebe tal requisição, seleciona em seus arquivos os fornecedores que produzem tais mercadorias e faz uma coleta de preços;  As respostas são recebidas e abertas, todas em um mesmo momento, por uma comissão encarregada de analisálas;  Eleito o fornecedor que oferece o melhor elenco de condições, é emitido o pedido, o qual é encaminhado àquele fornecedor, com cópia para o almoxarifado e à recepção da indústria;  A mercadoria é recebida e conferida pela recepção da indústria com relação ao tipo, quantidade física e preços, em confronto com a nota fiscal com o solicitado por pedido, e encaminhada ao almoxarifado. A recepção envia a nota fiscal e sua cópia do pedido ao contas a pagar;  Almoxarifado recebe a mercadoria, confere novamente, envia amostra ao controle de qualidade e encaminha sua cópia do pedido ao contas a pagar. Esse sistema hipotético tem o objetivo de assegurar à administração da empresa que as compras serão efetuadas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com