TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 2

Responda às seguintes questões: (2.5 pontos)

a) Descreva as principais diferenças entre uma visão “restrita” e uma visão “ampla” para tratamento de problemas de projeto.

Visão Ampla permite criar soluções de maior alcance, pois o campo de análise é maior, na visão restrita é o contrário, o problema é analisado pontualmente.

b) Que impactos tais diferenças de tratamentos trazem para o posterior planejamento do projeto?

Maior custo no desenvolvimento de soluções, e maior tempo na execução o que causaria impacto para resolver o problema.

c) Cite um exemplo, do seu conhecimento, de projeto onde foi utilizada uma visão restrita.

Trabalhei em uma empresa onde o atendimento ao cliente era executado por telefone, mas a demanda de ligações era imensa, a central telefônica era muito antiga então suportava a quantidade de ligações, além de não oferecer, chamada em espera, gravação de ligações, filtragem por tipo de ligação, mas naquele momento os gestores decidiram contratar mais atendentes, o que levou muito tempo para que esses atendentes estivessem prontos para entrar no atendimento, houve custos com treinamento, contração de pessoal, aquisição de mobiliário. Posteriormente eles detectaram que o problema continuava, então decidiram trocar a central telefônica, por algo moderno com atendimento eletrônico (URA), gravação das ligações, call-back, Escuta supervisionada, etc.

2. Para uma análise de viabilidade são considerados os seguintes fatores: recursos, custos, benefícios e prazo. Vamos considerar então o seguinte caso: nos anos 70 o governo brasileiro considerou implantar um grande projeto para desenvolver aqui uma indústria de microeletrônica e produção nacional de chips. A análise de viabilidade detectou que os custos eram altos demais, e o projeto foi abandonado. Na mesma época a China considerou o mesmo projeto e o encampou, tendo atualmente uma indústria poderosa e com tecnologia próxima à dos americanos. (2.5 pontos)

a) Como você interpreta a análise de viabilidade brasileira da época?

É muito provável que na época não houve uma visão ampla na análise de viabilidade do projeto.

b) Que fator não foi estrategicamente avaliado?

O fator benefícios não foi considerado.

3. Quais seriam os Riscos típicos, num projeto de software: (2.0 pontos)

a) De origem interna?

Equipamentos defeituosos, equipe não qualificada para trabalho em grupo, falta de domínio tecnológico, gastos excessivos, estou de prazos devido a falhas de desenvolvimento e erros no gerenciamento.

b) De origem externa?

Causas ou fenômenos naturais, crises políticas regionais ou nacionais, crises econômicas, doenças, problemas do financiador oi do fornecedor de insumos e recursos, alterações na legislação, pressões da organização, da sociedade, do cliente, alterações no mercado quanto às suas necessidades ou capacidade de compra.

4. Considere o diagrama de Gantt desenhado abaixo. Monte o diagrama de setas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com