TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Projetos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

Sabemos que as medições são necessárias para estabelecermos padrões de comparação de tamanho, volume, tempo ou capacidade entre qualquer coisa, como em qualquer área da engenharia, no entanto, isso não aplica facilmente na engenharia de software. Explique porque.

R.: Porque a Engenharia de Software está longe de ter uma medição padrão amplamente aceita e com resultados sem nenhum fator subjetivo. Tem a dificuldade em concordar sobre o que medir e como avaliar o resultado das medições obtidas.

2) “As métricas orientadas ao tamanho são muito utilizadas pela simplicidade dos cálculos e interpretação de seus indicadores geralmente adotada por equipes que utilizam uma única linguagem de programação em seus projetos, pois se baseiam em medidas indiretas para se obter estimativas futuras de produtividade, qualidade e custos”. Critique o texto a acima expondo o que acha verdade ou considera falso.

R.: Todo o texto considero falso, pois as métricas de software orientadas ao tamanho são medidas diretas do software e do processo por meio do qual ele é desenvolvido. Se uma organização de software mantiver registros simples, uma tabela de dados orientada ao tamanho poderá ser criada. A tabela relaciona cada projeto de desenvolvimento de software que foi incluído no decorrer dos últimos anos aos correspondentes dados orientados ao tamanho deste projeto. A partir dos dados brutos contidos na tabela, um conjunto de métricas de qualidade e de produtividade orientadas ao tamanho pode ser desenvolvido para cada projeto. Médias podem ser computadas levando-se em consideração todos os projetos.

3) Quais as maiores dificuldades que uma equipe de desenvolvedores de sistemas enfrenta para implantar as métricas de software?

R.: As maiores dificuldade são de estabelecer semelhanças de funcionalidade e tamanho entre projetos de software.

4) “A industria de software que movimenta anualmente mais de 600 bilhões de dólares no mundo, tem buscado melhorar seus processos de desenvolvimento visando aumentar a produtividade e reduzir os custos e o tempo de implementação. Porém, por mais capaz que seja a equipe técnica, é muito difícil estabeler padrões entre softwares, definindo suas similaridades e diferenças meramente com base em experiências adquirida em projetos anteriores, a fim de prever custos e esforços empenhados ainda na fase de análise, antes mesmo da codificação do software.” Analise o texto acima e responda o que deve ser feito nesse contexto para que se concretize a melhoria do processo de software e elimine a problemática das estimativas?

R.: A princípio, é necessário determinar o que se quer medir, a fim de se definir como os dados serão coletados. Essas decisões devem ser compatíveis com o processo de desenvolvimento. Uma metodologia de métrica e estimativa não vai solucionar de imediato os problemas de um processo de desenvolvimento, no entanto esta deve ser utilizada para tornar possível o entendimento do processo, para facilitar a previsão de suas fases e mostrar como controlá-las. As estimativas jamais poderão ser precisas e exatas, pois não são apenas fatores técnicos e "contáveis", palpáveis que fazem parte de um projeto, mas também existem pessoas, sentimentos, políticas, crenças, ambiente e outros mais que não se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com