TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Dissertações: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Gestão de Projetos

Descrição: Estudo de Caso

ADS | 4º e 5º Sem | Data: 2015

Prof. Ms. Maurício Pelanda Nota:

Aluno(a): RA

ESTUDO DE CASO — Troca da roupa de cama no Marriott

A rede Marriott, que possui mais de 2,4 mil hotéis em 64 países, entre eles o Renaissance, em São Paulo, elaborou, pela primeira vez na história, um projeto para a troca simultânea de lençóis e travesseiros de sua rede. Serão nove lençóis novos e três travesseiros de pluma de ganso para cada uma das 628 mil camas de seus hotéis - o que representa a aquisição de 5,6 milhões de lençóis e 1,8 milhões de travesseiros novos, além de um investimento de 190 milhões de dólares, correspondente a um total de 30 milhões de metros de tecido.

Em geral, não há uma periodicidade certa para a troca, que é feita separadamente pelos hotéis quando há a necessidade de renovação de peças desgastadas pelo uso. Cada unidade hoteleira possui um estoque próprio, como a de São Paulo, que mantém cerca de 3 mil peças novas, disponíveis para troca nos 587 leitos que oferece O hotel doa, para instituições de caridade, as peças descartadas que ainda tenham condições de uso.

No Brasil, o Renaissance investirá 1,2 milhões de reais para trocar as peças de 445 suítes. Serão 5.283 mil peças de lençol e mais 1.761 travesseiros. O gerente geral do hotel de São Paulo, que está fazendo concorrência para escolher os fornecedores, afirma que está encontrando dificuldades devido ao tipo de lençol estipulado como padrão pela rede - de algodão egípcio com gramatura de 300 fios por polegada. O padrão mais comum utilizado em hotelaria é o algodão de gramaturas que variam entre 180 e 200 fios por polegada. Ele esclarece que os lençóis de 300 fios são muito mais macios, mas não são encontrados em nosso mercado. Assim, as empresas que pretendem participar da concorrência estão considerando a possibilidade de importar maquinário especifico. Segundo o gerente, a Marriott prioriza os fabricantes locais, mesmo que eles precisem realizar adaptações para atender aos padrões exigidos pelo hotel.

Toda essa operação terá de ser concluída em aproximadamente um ano. A operação de troca de peças implementada pela rede Marriott não representa apenas um trabalho de manutenção. A rede está procurando, com isso, atender aos desejos de sua clientela. Foram realizadas entrevistas com cerca de mil hóspedes em vários países sobre suas preferências e 80 por cento dos entrevistados responderam que, na hora de dormir, preferem roupa de cama mais moderna e confortável. A conclusão da pesquisa foi a de que a renovação aumentaria a preferência dos hóspedes pelos hotéis da rede.

Questões

1. Qual é o produto desse projeto?

Resposta: o Hotel pronto para receber clientes, com a troca da roupa de cama de toda a rede de hotéis Marriott, para atender aos desejos de sua clientela, no prazo mínimo de 1 ano.

Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com