TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira Relatório Parcial

Dissertações: Gestão Financeira Relatório Parcial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO INTEDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR

DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA_II

(PROINTER_II)

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO PRESENCIAL EM MARINGÁ/PR

Relatório Final

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira na Faculdade Anhanguera, 2° Semestre, sob a orientação do Tutor EAD XXXXX

Maringá/PR

2014

GIULIANO PEREIRA –

Ensaio Acadêmico Descritivo

Relatório Final

Resumo:

Neste trabalho trata-se de um estudo com a temática sobre como as empresas, ou organizações através das tecnologias de gestão podem se antecipar aos impactos causados ao meio ambiente mediante suas atividades. E como o direito empresarial norteia essa relação. Qual a importância de se trabalhar a responsabilidade social e a consciência sobre o meio ambiente dentro dessas organizações. Escolhemos uma fábrica de papel para traçar nossos estudos.

A International Paper está instalada na cidade de Mogi Guaçu, estado de São Paulo. Mogi Guaçu, fica aproximadamente 163 km da capital paulistana.

Segundo o censo do IBGE de 2010, o município possui aproximadamente 137.245 habitantes, com um território de 812.163 km e seu bioma é o cerrado.

O carro chefe da International Paper é a produção de papel A4 com 75 g de gramatura, esse produto é consumido em larga escala, em praticamente todos os setores da sociedade, que vão desde residência á órgãos públicos e privados, passando por escolas e demais segmentos. O papel está em tudo que fazemos. Usamos quase que imperceptível, ao pagarmos uma conta em dinheiro, cheque, ao fazermos uma prova ou até mesmo votar.

O papel vem das fibras de árvores plantadas e gera o crescimento das florestas. A demanda por papel resulta no crescimento das florestas. Essa é a vantagem de recursos renováveis. E é por isso que é fundamental comprarmos papel de empresas que tenham um compromisso comprovado de governança ambiental. A empresa em estudo produz mais de 15 (quinze) milhões de mudas de eucalipto por ano. A cada 3 (três) hectares de eucalipto a empresa destina 1 (um) hectare para a conservação da natureza. A partir de estudos sobre a biodiversidade realizados nessas áreas naturais, foram identificados cerca de 400 (quatrocentas) espécies de animais, entre aves e mamíferos, e cerca de 350 (trezentos e cincoenta) diferentes espécies de árvores da flora brasileira.

A empresa com o intuito de promover transformações na realidade das comunidades nas quais atua, desenvolve e apoia iniciativas voltadas para a educação, conservação do meio ambiente e geração de renda.

Sumário:

1. INTRODUÇÃO

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4. A LEI E A SUSTENTABILIDADE

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

1. INTRODUÇÃO

Este estudo tem por finalidade fazer uma análise, sobre como as organizações através das Tecnologias de Gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente mediante suas atividades e como o direito empresarial atua em relação as responsabilidades dessa organização. Sabemos que não é fácil cumprir a legislação vigente, produzir, servir a comunidade, lucrar e sustentar este ciclo, pois as organizações precisam mais do que nunca manter o equilíbrio do meio onde ela está inserida, não fazendo isso está fadada ao fracasso e a morte de seu empreendimento. E para que as futuras gerações tenham um ambiente saudável, o estado procura através de mecanismos próprios criar leis que coíbam o mal empresário e sua sanha de lucros desenfreados. Medidas as vezes amargas precisam ser tomadas. Exemplo recente foi a promulgação do chamado “Código Florestal”, criado através da Lei 12.651 de 25 de maio de 2012 em substituição a Lei 4771 de 15 de setembro de 1965. Após intensos e calorosos debates, de um lado o chamado grupo do Agronegócio e de outro lado os chamados ambientalistas, certo ou errado a lei foi promulgada e precisa ser respeitada.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

O maior desafio de uma organização é adequar suas atividades com a sustentabilidade. Nos dias atuais estamos diretamente interligados a esse tema, mesmo a dona de casa no seu dia a dia, precisar se adaptar a essa realidade.

Segundo John Faraci, Presidente do Conselho e Presidente Mundial da International Paper, sua companhia adota o compromisso de cumprir todas as leis e normas aplicáveis no tocante ao meio ambiente, segurança e saúde, além de todas as políticas e normas relativas ao tema do meio ambiente, higiene e segurança industriais da própria empresa, enfatizando também a prevenção à poluição, a eliminação dos desvios de processo e o aperfeiçoamento contínuo através do esforço de seus profissionais, como a maneira mais eficiente e prática de melhorar a qualidade ambiental das suas operações, evitando retrabalho, desperdício de tempo, dinheiro e recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com