TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRAAISLANDE DE SOUSA COSTA A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA Trabalho De Ciências Contábeis Apresentado à Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR, Como Requisito Parcial Pa

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRAAISLANDE DE SOUSA COSTA A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA Trabalho De Ciências Contábeis Apresentado à Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR, Como Requisito Parcial Pa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  6.136 Palavras (25 Páginas)  •  1.282 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Conceito de Orçamento e sua Importância na Organização 5

2.1.1 Orçamento Mestre e sua Divisão 8

2.1.1.1 ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO 9

2.1.1.1.1 Função das Demonstrações Contábeis 11

2.1.1.1.1.1 ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO NO BRASIL 16

2.1.1.1.1.1.1 Percentual de Mortalidade das Empresas e suas Principais Causas 26

CONCLUSÃO 28

REFERÊNCIAS 29

1. INTRODUÇÃO

Diante da necessidade das empresas se organizarem para tornarem-se mais competitivas no mercado começaram a se adequar a real necessidade deste mercado surgindo daí o Orçamento, pois toda e qualquer empresa deve possuir metas e objetivos a serem alcançados tanto no que se refere ao lucro quanto na melhoria do ambiente no sentido econômico e social e o Orçamento por ser uma técnica que pode ser utilizada para mensurar as questões financeiras da empresa torna-se essencial sua utilização para o bem estar da organização.

2 DESENVOLVIMENTO

O Orçamento na Gestão Financeira é de suma importância para quem administra uma determinada organização uma vez que, um orçamento elaborado com eficiência e seriedade pode representar a estabilidade que esta empresa irá tomar no mercado.

É o orçamento que projeta e gera informações essenciais para o processo de tomada de decisões, permitindo que seja avaliado o fluxo de caixa da empresa e demonstrando a margem a ser aplicada em investimentos e capital de giro para a empresa proporcionando assim, uma visão ampla e futura dos negócios para os gestores da organização.

A informação obtida através do Orçamento é um instrumento para que os gestores de empresas possam tomar decisões no sentido de atingir as metas determinadas no planejamento. Avaliando devidamente o ambiente interno (organização) e o ambiente externo onde, exerce a sua atividade (concorrentes, clientes e fornecedores), podem visualizar mais claramente o impacto e o sucesso das suas ações.

Portanto, o grande sucesso de um projeto orçamentário está também na contribuição dos gestores desta empresa para alcançarem tal objetivo, traçando de forma correta os planos e metas que serão almejados para garantirem com êxito a solidez desta empresa no mercado.

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO

Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso é que são estabelecidos os orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. Por suas importância, esta é uma atividade ligada diretamente à diretoria executiva das empresas. Cabe a ela estabelecer as políticas gerais e tomar as decisões para o planejamento, a preparação, elaboração e controle do orçamento da organização, inclusive estabelecer o período e sua abrangência. Período e abrangência que podem variar de empresa para empresa, dependendo de suas táticas e estratégias empresariais, do seu tipo de atividade, de sua grandeza e ambição de crescimento, de ser uma empresa produtora rural, industrial ou prestadora de serviços.

É necessário, ainda, que se estabeleça quais relatórios o sistema de orçamento deve emitir, pois é a sua utilização efetiva que proporcionará aos administradores meios para melhor controlar os resultados e desempenhos dos diversos departamentos e gerências e, principalmente, dos seus resultados financeiros, de forma a adequar a organização ao mercado que em atua.

A preparação dos orçamentos tem como objetivo a projeção de receitas, custos e resultados, conforme objetivos previamente definidos, geralmente elaborados com base em períodos anteriores, projetando esse comportamento para períodos futuros, fazendo enquadramento de receitas e custos, de forma a aperfeiçoar os resultados. Essa metodologia faz com que as decisões para os próximos períodos sejam tomadas com mais segurança, principalmente aquelas que envolvam novos investimentos, objetivos empresariais, políticas de produção, níveis de estoques e vendas.

• CONCEITO DE ORÇAMENTO

tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.

. Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.

Para sua melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.

Um orçamento é o cálculo que é realizado com antecipação tanto das receitas como das despesas de uma empresa, uma entidade pública, um estado, ou simplesmente da economia familiar. O orçamento do Estado inclui gastos para este ano com o pagamento da dívida externa.

Orçamento também é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de "eficiência razoável" é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.

• AS VANTAGENS DO ORÇAMENTO PARA A ORGANIZAÇÃO

A utilização de um sistema orçamentário pode ser entendida como um plano, que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com