TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Publica

Artigo: Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  3.087 Palavras (13 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 13

1 DESENVOLVIMENTO

Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. Em macroeconomia também se usa o termo estrutura para as organizações, marcadamente para as indústrias estrutura industrial, ou seja, quando há grandes variações no valor agregado industrial há a explicação de ocorrência de mudanças "estruturais" profundas.

Há uma série de considerações, incluindo as vantagens e desvantagens, quando a fazer a escolha entre uma organização comercial vertical e horizontal. Desde a revolução industrial, as empresas têm tomado a forma de estrutura organizacional vertical. Organizações comerciais verticais têm vários níveis de gestão e de controlo, com uma longa cadeia de comando que vai do topo da organização para baixo para o fundo da organização. Normalmente, as estruturas empresariais verticais raramente excedem oito níveis de gestão, porque o aumento do número de camadas de gerenciamento diminui a amplitude de controle e as desvantagens começam a superar as vantagens de uma estrutura vertical. Organizações empresariais verticais tem sido a norma até os tempos modernos, que progressivamente deu lugar à organização empresarial horizontal. Organizações empresariais horizontais são geralmente pequenas organizações, que tem parcialmente a ver com menos camadas de gestão. Em contraste com a organização vertical de negócios, as organizações empresariais horizontais têm níveis relativamente poucos de gestão.

A vantagem de uma organização comercial vertical é uma estrutura de gestão clara, de tal forma que as linhas de responsabilidade e de controlo são claros e a função de cada camada pode ser mais clara e mais distinto. Além disso, a escada para a promoção e progressão é clara. Além disso, cada gerente tem um número menor de funcionários sob seu controle, dando-lhe uma extensão estreita de controle, o que lhe permite supervisionar mais de perto seus empregados.

Estruturas empresariais verticais têm sido a norma até os tempos modernos, que progressivamente deu lugar à organização empresarial horizontal. Organizações empresariais horizontais ter uma comunicação melhor e maior entre os níveis de gestão e subordinados. Além disso, porque há menos camadas de gerenciamento da cadeia de comando e menos burocracia, a tomada de decisões é mais fácil e de maior qualidade. Além disso, o menor número de camadas resulta em menores custos para a organização em número de gerentes e uma tampa inferior aos seus salários. Também digno de nota é que não há espírito melhor equipa.

Desvantagens das organizações empresariais horizontais

Uma desvantagem de uma estrutura de negócios horizontal é que pode limitar ou impedir o crescimento do organismo, uma vez que os níveis de gestão superior têm uma extensão de mais direto e mais elevado de controlo de cada camada inferior, e tendo em mais departamentos irá diminuir a sua capacidade de gerir. Assim, esta estrutura organizacional normalmente é limitada a pequenas empresas e privados, tais como parcerias e LLCs. Outra desvantagem que pode resultar, por causa da maior extensão de controle de cada presépio, é que os subordinados podem ter que responder a mais de um superior, o que pode causar um conflito em suas funções ou uma ambigüidade em suas ordens de trabalho. Além disso, a função de cada departamento pode tornar-se indistinta e fundir os papéis de trabalho de outros.

Um administrador, precisa entender o papel dos diversos tipos de Sistemas de Informação existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais, sejam elas desktop ou via web.

Eles provocam mudanças organizacionais e administrativas trazendo desafios para administração, como Integração que é obter vantagens com sistemas que integrem diversos níveis e funções organizacionais possibilitando troca de informações entre diversos setores, este é o principal desafio, pois é o administrador que identifica quais setores precisam estar interligados.

O outro desafio é ter visão ampla, pois na filosofia da administração os administradores são treinados para gerenciar uma linha de produto e não a organização inteira como é exigido pelos sistemas integrados e redes setoriais. Estes desafios exigem enormes investimentos.

A identificação das diversas áreas funcionais da empresa, as quais não necessariamente devem ter alguma interligação com o organograma representativo da estrutura organizacional da empresa, proporciona a sustentação inicial para que o executivo possa efetuar, de forma adequada, a decomposição, no nível de detalhamento necessário, das áreas funcionais estabelecidas.

A seguir são apresentadas as propostas de decomposição de cada uma das áreas funcionais. Portanto, devem ser analisadas, principalmente, quanto às suas existência e interações dentro de um enfoque sistêmico para identificação de relatórios, documentos e formulários necessários ao sistema de informações gerenciais. Cada área funcional é formada por um conjunto de funções mediante as quais a empresa consegue alcançar seus objetivos. Por sua vez, em cada função existem grupos de atividades especificas e inter-relacionados que compõem a sua estruturação. Assim, administração de materiais e equipamentos. Uma das atividades pelas quais essa função é exercida é o controle do estoque.

As funções e as atividades propostas que compõem cada área funcional são descritas. Esse estudo deverá ser adaptado para cada empresa e situação para posterior consolidação.

Área funcional: Marketing.

Produto: desenvolvimento dos produtos atuais; lançamento de novos produtos; estudo de mercado; forma de apresentação e embalagem.

Distribuição: expedição; venda direta; venda por atacado e venda a varejo.

Promoção: material promocional; promoção; publicidade; propaganda e amostra grátis.

Preços: estudo e análises e estrutura de preços, descontos e prazos.

Área funcional: Produção

Fabricação: processo produtivo; programação e controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com