TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Iluminação Publica

Monografias: Sistema De Iluminação Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2012  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO TEÓRICA

O que é o Sistema de Iluminação Pública?

É a fonte de energia noturna nos grandes centros urbanos. O Sistema de Iluminação Pública é fundamental para a vida no planeta, pois diminui, por exemplo, a criminalidade uma vez que bandidos preferem agir à noite e em locais escuros.

A iluminação nas ruas destaca também nossa arquitetura, valorizando nosso ambiente noturno e favorecendo o turismo, fazendo-nos obter mais lucros, tudo graças ao bom serviço e a melhoria que tivemos nos últimos principalmente por causa dos grandes investimentos feitos nesta área.

Em nível nacional, a iluminação pública no Brasil, corresponde a 4,5% no consumo de energia elétrica, dessa forma o governo tenta a cada ano priorizar pesquisas para diminuir os gastos com postes públicos, por exemplo.

Uma medida tomada para obter-se uma economia maior, foi à implantação do horário de verão, que nada mais é do que o adiantamento do horário oficial do país em 1 hora, dessa forma, às 19:00 horas, por exemplo, o sol ainda não raiou e sendo assim os postes públicos são ligados somente 40 minutos ou até mesmo 1 horas depois das 19:00 horas. O horário de verão foi aplicado pela primeira vez no Brasil em 1985 e desde então vem economizando milhões de reais anualmente, sendo assim se firma como um verdadeiro sucesso de economia de energia elétrica no Brasil, principalmente em relação à energia pública.

O órgão responsável pelo Sistema de Energia Pública no Brasil é a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), criada em 1996 durante o primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. Este órgão visa poupar a energia pública, para isso vem a cada ano criando maneiras de modernizar o Sistema de Iluminação Pública no nosso país. A ANEEL, está diretamente ligada ao Ministério de Minas e Energia e juntos vem trazendo melhorias para o nosso Sistema de Iluminação Pública,

De acordo com uma pesquisa recente feita, os pontos de iluminação pública no Brasil se destaca em duas regiões: a Região Sudeste, pelo qual obtém o maior número e a Região Norte, que obtém o menor número de energia elétrica no nosso país, veja as informações do gráfico a seguir:

Figura nº 01: Distribuição de pontos de energia pública no Brasil referente ao ano de 2008

Com base no gráfico acima, podemos inferir neste texto que apesar de toda uma boa estrutura no Sistema de Iluminação Pública, há ainda uma falha: a desigualdade em relação à distribuição dos pontos de postes públicos. Para ter-se uma idéia, há aproximadamente 15 milhões de pontos de iluminação pública no Brasil e quase metade disso corresponde a uma só Região (Região Sudeste). Isso acontece porque o governo visa priorizar os grandes centros urbanos, como por exemplo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, todos fazendo parte do Centro-Sul brasileiro, mas vale lembrar que o Brasil não é só isso e que as demais populações merecem desfrutar também de um bom Sistema de Iluminação Pública.

METODOLOGIA

Os materiais utilizados para o desenvolvimento deste trabalho foram: um transistor BC548, um resistor de 22 kΩ, LDR, uma lâmpada para 3 volts, duas pilhas com suporte para 3 volts, uma placa com circuito impresso, uma base de madeira, fios, arame e fita adesiva. Os procedimentos para elaboração do experimento foram feitos de acordo com o material de apoio entregue pelo professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com