TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão das Relações de Trabalho

Por:   •  28/8/2019  •  Resenha  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Prof°. Me. Rodrigo Lanzoni Fracarolli

Acadêmico: Hugo Peres Valinio     RA: 94625

LIDERANÇA

Conforme exposto em sala de aula, o tema liderança envolve várias vertentes, podendo se encaixar em vários parâmetros. Podemos definir liderança como um dom ou capacitação que uma determinada pessoa tem de conduzir pessoas ou situações até alcançarem seus objetivos, porém também é valido lembrar que liderança não deve ser apenas exercida por cargos gerenciais, podendo ser aplicada até mesmo em pequenas situações cotidianas. Entretando, pode-se distinguir lideres em várias vocações, como religiosas, esportivas, segurança e etc.

Um líder sempre se diferenciará de um chefe, sempre motivando sua equipe a crescer e andar junto, independentemente da situação ou das características de sua equipe, o líder sempre focará no crescimento individual de cada integrante, o qual no final resulta em um avanço para a equipe toda.

Há duas maneiras de se identificar um líder, a primeira são pessoas que tem esse dom de liderança, cativando os outros a executar ações e pensamentos, o outro, se demonstra por meio de uma situação o qual exige que ele demonstre controle e compreendimento de tudo que o envolve.

Há vários tipos de classificação de líderes, podendo-se se distinguir em estrelas, deprimidos, ansiosos, nominais, como também monopolizadores, entre outros, o qual cada um tem suas características distintas e sua maneira diferente de liderar.

COMUNICAÇÃO

Pode-se definir comunicação como a ação de transmitir uma informação ou mensagens, indeferindo dos meios de como o informante e o receptor se comunicam, o qual tem como objetivo que o receptor consiga compreendê-la completamente.

Comunicação é descrito como umas das principais características de um líder, devido a necessidade de transmitir ideias claras, sendo facilmente compreendido por todos que estão a sua escuta, passando confiança e evitando distorções de ideias e mensagens.

Uma comunicação realizada incorretamente pode acarretar vários transtornos ao objetivo principal da ideia a se passar, distorcendo objetivos e finalidades da comunicação. Por isto o líder em sua comunicação deve ser dinâmico, sabendo qual linguajar usar em cada grupo que for transmitir uma ideia ou mensagem, com o objetivo de que ela seja compreendida completamente por todos.

Com isto podemos perceber que a comunicação é algo essencial na gestão de qualquer empresa ou grupo que se deseja conduzir.

DINÂMICAS

A dinâmica realizada teve como objetivo mostrar que quando o trabalho é realizado em grupo, se torna mais fácil e menos complexo, com cargas iguais para todos.

Passo a passo:

  • Todos sentam-se no chão em círculo;
  • Todos dão-se as mãos;
  • Um integrante do circulo é sorteado para levantar-se sem encostar as mãos no chão;
  • O integrante que ficou em pé ajuda a pessoa que está segurando na sua mão direita a se levantar, sem que ela encoste a mão esquerda no chão;
  • O passo anterior se repete até que o penúltimo integrante da roda se levante;
  • Por fim, o ultimo integrante a se levantar, tem apoio das duas mãos para se se erguer, afinal ambos os participantes do lado esquerdo e direito dele já estão em pé.

O ultimo passo dessa dinâmica mostra que o trabalho em equipe facilita para todos, em sendo executado em equipe, todos os integrantes se ajudam, deixando o trabalho mais leve e menos cansativo, dividindo responsabilidades e tarefas.

PROPOSTA DE TREINAMENTO

Quando ocorre a admissão de um novo funcionário para a empresa, deve-se sempre lembrar que é muito importante capacitar e treinar corretamente este novo colaborador, para que ele se adeque aos parâmetros e normas estabelecidos pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com