TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glúten e Sedimentação das farinhas de trigo

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG

ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

MATÉRIAS PRIMAS AGROPECUÁRIAS

Relato sobre a visita ao Moinho Galopólis.

Luana Lencina Bianchin – 63703

Rio Grande, 16 de Abril de 2015.

No dia 06 de abril, por volta das 08h30min da manhã chegamos ao moinho Galapólis para a visita técnica. Primeiramente a química de alimentos Denise e moleiro Jaime nos mostrou a entrada do trigo no moinho, assim que o grão de trigo chega é feito uma coleta através de uma sonda de grãos, essa faz a avaliação de amostras de toda a carga, se as amostras passam pelo controle de qualidade os grãos são liberados para o descarregando, aonde tal vai para uma máquina de limpeza que são retiradas as impurezas como pedra, palha, terra e gravetos.

O trigo então vai para os cilos de armazenamento onde ficam até a hora da moagem, como o teor de proteína do trigo varia de tipo para tipo, então ele é separado com suas variedades certas de cada tipo de farinha que se vai produzir. Logo após, o trigo passa por um sistema de limpeza mais agressiva que remove bem as impurezas.                                                                                                                    

A produção a linha vertical do moinho tem cerca de 5 andares, a gravidade se encarrega de levar o trigo para baixo através de  uma seção de máquinas de moagem onde cada uma delas moem o grão e depois o peneira, o que não foi totalmente processado é aspirado para cima aonde retorna ao ciclo novamente, com o auxílio de sistema pneumático.

Os moinhos produzem a farinha de trigo peneirando apenas a parte interna e mole do trigo chamado endosperma, isso requer que se remova o farelo, a casca dura do trigo e o germe, essa separação começa assim que a casca do trigo entra na máquina de moagem uns trituram o germe e o farelo e outros o endosperma que fica numa porção chamado sêmola ou semolina.

A sêmola moída passa por uma série de peneiras que garante a granulometria desejada, além disso, há sensores que capturam a cor da sêmola e as separa conforme a cor da farinha.

Já no laboratório de controle de qualidade são feitos vários testes como calorimetria, qualidade do glúten, alveografia e entre outros. Ao lado do laboratório há uma mini padaria, na hora da visita estava acontecendo a produção de pão doce.

Após tudo verificado no laboratório a farinha é embalada de acordo com sua destinação, ou seja, se for para produção de pão, bolachas craker ou para bolos. O moinho possui três produtos finais o farelo destinado a produção animal, o germe e a farinha.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com