TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governador Valadares

Tese: Governador Valadares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 6

2. PESQUISA

6.1 Análise da Pesquisa

Existem na cidade de Governador Valadares uma média de 50 agências de turismo. Com a finalidade de analisar as questões éticas e legais desenvolvidas na área da tecnologia da informação, foram realizadas entrevistas em 20 agências, que correspondem a 40% do total de empresas na cidade. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 18 de novembro de 2011, com o objetivo de coletar dados suficientes para alcançar os objetivos propostos.

A escolha do ramo de atividade em questão, partiu da constatação da existência na cidade, de um grande número de empresas que atuam neste segmento. E as mesmas possuem um alto grau de dependência da tecnologia, havendo assim, a necessidade de se preocupar com a segurança da informação.

Os gráficos abaixo, dizem respeito ao controle de acesso á rede local de computadores:

O GRAF.1 apresentou que 60% das empresas Valadarenses não possuem controle de acesso a rede local e os outros 40% controlam através de login e senha para o usuário. Uma das empresas que controlam através de login e senha alegou que só libera esse procedimento após o funcionário possuir mais de três meses de contrato.

4. RESULTADO DA ENTREVISTA

4.1 Geração e descarte do lixo tecnológico

Com os avanços tecnológicos a sociedade enfrenta um problema referente ao que fazer diante do lixo oriundo deste. Assim, para identificar a destinação do lixo tecnológico, o GRAF.1 demonstra o comparativo de dois segmentos na cidade de Governador Valadares.

GRÁFICO 1 – Descarte do lixo tecnológico.

Fonte: Unipac Governador Valadares Pesquisa 2011

De acordo com o GRAF.1 acima, identifica-se que os dois segmentos analisados, no momento do descarte dos equipamentos de informática, fazem opção por acomodar em algum setor na própria empresa. Ação está motivada por não existir empresas especializadas no recolhimento de lixo tecnológico na região.

Na mesma abordagem, foi considerando os suprimentos para impressão, em específico cartuchos e tonners. Diante disto, o GRAF.2 demonstra a destinação destes quando sua vida útil chega ao fim, tornando um lixo tecnológico.

GRÁFICO 2 - Descarte do lixo tecnológico.

Fonte: Unipac Governador Valadares Pesquisa 2011

O GRAF. 2 demonstra que ambos os segmentos, em sua maioria, fazem opção por devolver os cartuchos e tonners às empresas de recarga. Acredita-se que está ação é motivada por um possível incentivo das empresas de recarga quanto ao recolhimento destes equipamentos.

Apesar de segmentos de atuação diferentes, observa-se que ambos em sua grande maioria efetuam a mesma destinação ao lixo tecnológico. Porém, vale ressaltar que o destino dos suprimentos para impressão estão centralizados nas empresas especializadas em abastecer os segmentos em estudo. Assim, a criação de um local especializado no recebimento do lixo tecnológico, apresenta indicadores de viabilidade no mercado local.

4.2 Melhores práticas de TI Verde

Procurando identificar as principais atitudes tomadas pelas empresas do segmento em estudo, no que tange práticas de TI Verde, o GRAF.3 expõe algumas situações é faz o comparativo entre os dois segmentos.

GRÁFICO 3 – Melhores práticas de TI Verde.

Fonte: Unipac Governador Valadares Pesquisa 2011

Analisando-se as boas práticas expostas no GRAF.3 para os segmentos em estudo, identifica-se atitudes passiveis de considerações. As ações mais praticadas por ambos os segmentos, além de contribuir ecologicamente, são em sua maioria, redutoras de custos nas empresas. Porém, as atitudes que podem onerar a organização, são menos praticadas. Assim, dificulta saber a real intenção das empresas quanto a realização destas.

Considerando o processo de aquisição dos equipamentos tecnológicos, os GRAF.4 e GRAF.5 demonstram as principais ações adotadas por ambos os segmentos. Para está análise, foram apresentados aos entrevistados quatro situações a serem consideradas em ordem de prioridade.

GRÁFICO 4 - Melhores práticas de TI Verde.

Fonte: Unipac Governador Valadares Pesquisa 2011

GRÁFICO 5 - Melhores práticas de TI Verde.

Fonte: Unipac Governador Valadares Pesquisa 2011

De acordo com os GRAF. 4 e GRAF.5, os segmentos em estudo, consideram a qualidade do produto, como fator principal no momento da escolha, em seguida preço e sucessivamente marca e preocupação com o meio ambiente.

Assim, observa-se que, ambos os segmentos tem atitudes parecidas ao praticar o TI Verde. Ou seja, a prática está ligada a economia da empresa, que coincidentemente engloba ações ecologicamente corretas. Porém, os mesmos não demonstram preocupação com o meio ambiente no momento da escolha, tendo outros fatores como prioridade

4.3 Educação ambiental

As fontes de recursos naturais dispostas ao homem são finitas. A preocupação com o meio ambiente tem ganhado destaque, diante dos transtornos de causas naturais enfrentados pela sociedade. A busca por um convívio pacífico entre o homem e o meio ambiente tem se apresentado como necessária a sobrevivência de ambos em todos os níveis. Assim, conscientizar e elaborar ações que auxiliem em uma educação ambiental é determinante para a permanência da organização no mercado futuro. O GRAF. 6, procura avaliar se os segmentos em estudo possuem programas de treinamento focado na educação ambiental.

GRÁFICO 6 – Educação ambiental.

Fonte: Unipac Governador Valadares Pesquisa 2011

De acordo com o GRAF.6, os segmentos em estudo, não utilizam programas de treinamento com foco na educação ambiental. A falta desta ação, prejudica a implementação de ações ecologicamente corretas, umas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com