TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVASÃO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DE GOVERNADOR VALADARES

Por:   •  21/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 9

GUILHERME VARGAS SILVA MENEZES

EVASÃO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO EM GOVERNADOR VALADARES

Projeto de pesquisa apresentada a disciplina de Metodologia de Pesquisa do curso de Direito, como parte das exigências para a obtenção de nota com a finalidade de aprovação na disciplina.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

2016

SUMÁRIO

1 EVASÃO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO EM GOVERNADOR VALADARES………………………………..3 1.1 Situação problema………………………………………………………………………..3

2 JUSTIFICATIVA…………………………………………………………………………...3

3 HIPÓTESES………………………………………………………………………………..4

3.1 Permanência escolar em Governador Valadares como privilégio de classe…………..4

3.2 Desvalorização do capital cultural do aluno…………………………………………....5

4 OBJETIVOS………………………………………………………………………………..5

4.1 Objetivo Geral…………………………………………………………………………....6

4.2 Objetivos específicos……………………………………………………………………..6

5 METODOLOGIA………………………………………………………………………….6

5.1 Marco Teórico…………………………………………………………………………….6

5.2 Técnicas e Procedimentos Metodológicos……………………………………………....6

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ………………………………………………………...7

7 CRONOGRAMA…………………………………………………………………………..8

8 REFERENCIAS…………………………………………………………………………....8

1 - EVASÃO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO EM GOVERNADOR VALADARES

   A questão da evasão escolar é um problema presente e preocupante em todo país. Apesar de todos os programas e leis promovidos pelo governo relacionados a educação, a cada ano, milhares de jovens abandonam, logo no primeiro ano do ensino médio, o ciclo de educação básica. Diagnosticar e analisar as possíveis causas que favorecem o afastamento desses jovens das instituições de ensino público em Governador Valadares fundamenta este estudo, analisando a terceira e última etapa da Educação Básica, o Ensino Médio.

 

  Na região de Governador Valadares a situação de número de alunos evadidos não difere muito da média nacional. Entretanto, dados coletados pelo INEP e cedidos pela Secretária Regional de Educação de Governador Valadares, revelam que as taxas de abandono escolar nas escolas do município superam as médias nacionais no ensino médio. A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar na cidade.

   

  2 JUSTIFICATIVA

   Percebe-se pouco material cientifico relacionado ao tema da educação e permanência estudantil direcionado especificamente a região de Governador Valadares. A maioria dos estudos encontrados analisam a questão a partir de dados e conceitos gerais para todo o país.  É imperativo analisar os dados específicos de cada região, a fim de encontrar soluções norteadoras dos problemas e questões que muitas vezes se difere e se singulariza por cada região. Um exemplo disso é a mobilidade urbana da saída dos alunos de suas casas até a escola. Os problemas do transporte escolar - que é um fator significativo em relação ao abandono da escola - de uma cidade como Governador Valadares difere muito dos problemas de transporte escolar em uma metrópole ou em cidades majoritariamente rurais. Portanto, esse estudo propõe relacionar conceitos e análises com enfoque na diferença de classe como característica principal para a permanência estudantil com características singulares da região de Governador Valadares.

   O alto índice de abandono escolar da cidade também confirma a urgência desse estudo. Segundo dados do INEP, a taxa de alunos no ensino médio evadidos em todo o país é de 7,6%, enquanto essa mesma taxa em Governador Valadares se encontra em 9,6% . Os números revelam a necessidade de pensar em estratégias cabíveis a fim de minimizar a evasão escolar na região.

  Além disso, observa-se que a maior parte das pesquisas relacionadas a esse assunto buscam apenas quantificar e qualificar as causas da evasão escolar a partir somente de características relacionadas a percepção dos alunos sobre a escola e a partir de características socioeconômicas desses alunos. Na maioria das vezes, abre-se mão de uma análise histórica e sociólogica da origem e do desenvolvimento da educação com o tempo. A pesquisa aqui pretensa, pretende partir da noção do papel do sociólogo e análise histórica trabalhada por Anthony Giddens e Pierre Bourdieu.

3 HIPÓTESES

3.1 Permanência escolar em Governador Valadares como privilégio de classe

   

   Bourdieu trabalhou uma sociologia que trouxe uma reflexão a cerca das estruturas sociais. Para ele, o papel do sociólogo, enquanto um pesquisador atento das interlocuções sociais, seria o de desvendar o que se passa por trás das estruturas sociais, identificando os traços invisíveis que não podemos notar através de um simples olhar de senso comum. Nesse ponto, Bourdieu vai de encontro com a ideia defendida por Anthony Guiddens sobre o papel do socólogo, que diferencia o olhar da imediatidade com o do olhar sociológico. Anthony Giddens (2005, p. 24) diz: “Um sociólogo é alguém que é capaz de se libertar da imediatidade das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com