TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia De Elaboração De Uma PSI

Pesquisas Acadêmicas: Guia De Elaboração De Uma PSI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Política de Segurança da Informação - IMA

1.INTRODUÇÃO

Conforme definição da norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005, “A informação é um ativo que, como qualquer outro ativo importante, é essencial para os negócios de uma organização e, conseqüentemente, necessita ser adequadamente protegida. [...] A informação pode existir em diversas formas. Ela pode ser impressa ou escrita em papel, armazenada eletronicamente, transmitida pelo correio ou por meios eletrônicos, apresentada em filmes ou falada em conversas. Seja qual for a forma de apresentação ou o meio através do qual a informação é compartilhada ou armazenada, é recomendado que ela seja sempre protegida adequadamente.”

De acordo com a mesma norma, “Segurança da informação é a proteção da informação de vários tipos de ameaças para garantir a continuidade do negócio, minimizar o risco ao negócio, maximizar o retorno sobre os investimentos e as oportunidades de negócio.”

Os princípios da segurança da informação abrangem, basicamente, os seguintes aspectos:

a)Integridade: somente alterações, supressões e adições autorizadas pela empresa devem ser realizadas nas informações;

b)Confidencialidade: somente pessoas devidamente autorizadas pela empresa devem ter acesso à informação;

c)Disponibilidade: a informação deve estar disponível para as pessoas autorizadas sempre que necessário ou demandado.

Ainda de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005, “A segurança da informação é obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados, incluindo políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de software e hardware. Estes controles precisam ser estabelecidos, implementados, monitorados, analisados criticamente e melhorados, onde necessário, para garantir que os objetivos do negócio e de segurança da organização sejam atendidos. Convém que isto seja feito em conjunto com outros processos de gestão do negócio.”

Mediante tal embasamento e considerando o disposto em seu Planejamento Estratégico, a IMA resolve implantar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (S.G.S.I.), cuja estrutura e diretrizes são expressas neste documento.

2.TERMOS E DEFINIÇÕES

Para os efeitos desta Política, aplicam-se os seguintes termos e definições:

Ameaça: causa potencial de um incidente indesejado, que pode resultar em dano para um sistema ou organização. [ISO/IEC 13335-1:2004]

Áreas críticas: dependências da IMA ou de seus clientes onde esteja situado um ativo de informação relacionado a informações críticas para os negócios da empresa ou de seus clientes.

Ativo: qualquer coisa que tenha valor para a organização. [ISO/IEC 13335-1:2004]

Ativo de Informação: qualquer componente (humano, tecnológico, físico ou lógico) que sustenta um ou mais processos de negócio de uma unidade ou área de negócio.

Controle: forma de gerenciar o risco, incluindo políticas, procedimentos, diretrizes, práticas ou estruturas organizacionais, que podem ser de natureza administrativa, técnica, de gestão ou legal. [ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005]

Evento de segurança da informação: ocorrência identificada de um sistema, serviço ou rede, que indica uma possível violação da política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com