TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HELTON MAYO

Artigos Científicos: HELTON MAYO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 5

NOME DA INSTITUIÇÃO

Alunos:***********

***********

George Elton Mayo

.......

Abril de 2012

Introdução

Este trabalho tem por objetivo expressar informações a respeito de um dos precursores da administração, George Helton Mayo, que é considerado o fundador do movimento das relações humanas.

O presente trabalho será composto por uma prévia biografia sobre Mayo, após, será descrito o processo de um experimento, feito por ele, nas fábricas de Hawthorne na Western Electric que fabricava equipamentos para empresas telefônicas em Chicago.

Biografia

George Elton Mayo nasceu em Adelaide, Austrália, no dia 26 de dezembro de 1880. Mayo formou-se em Medicina na Universidade de Adelaide, trabalhou na África e lecionou na Universidade de Queensland. Ainda na Austrália, estudou as sociedades aborígenes, que o tornaram sensível às muitas dimensões da natureza humana. Trabalhou na análise psicológica de soldados em estado de choque devido aos acontecimentos e sofrimento enfrentados durante o período da Primeira Guerra Mundial. Foi um dos principais fundadores e componentes do método de sociologia industrial dos Estados Unidos.

Em 1923, Mayo viajou para os Estados Unidos, onde tornou-se professor nas Universidades da Pensilvânia e Harvard. Pouco tempo depois passa a exercer um cargo de chefe em uma fábrica da Hawthorne Eletric Company, localizada em Chicago. Mayo, atraído pelo cotidiano dos funcionários foi a fundo iniciando um processo de pesquisas baseadas nas relações humanas destes operários nos ambientes de trabalho.

Este processo teve como característica um movimento de resposta contrária à Abordagem Clássica da Administração, que pelos trabalhadores e sindicatos era considerado como uma forma “gentil” de explorar a mão de obra dos operários para benefício dos patrões. Na época, a grande necessidade de se humanizar e democratizar a Administração nas frentes de trabalho das indústrias, ligado ao desenvolvimento das ciências humanas como por exemplo: psicologia, sociologia, dentre outras, e através das conclusões da Experiência de Hawthorne se deu início a Teoria das Relações Humanas.

Mayo escreveu três livros, baseados nas descobertas das experiências realizadas em Hawthorne, dando origem à Teoria das Relações Humanas.

George Elton Mayo Morreu em Polesden Lacey, Reino Unido, no dia 7 de setembro de 1949.

Experiência de Hawthorne

O processo de Hawthorne dividiu-se em 4 fases, tinha objetivos diretamente ligados aos estados físicos e psicológicos dos operários. A princípio estudava a fadiga, os acidentes, a rotação do pessoal e o efeito causado pelas condições físicas de trabalho na produtividade dos empregados. Essa experiência se baseou em um fenômeno apresentado com frequência na fábrica: conflitos entre empregados e empregadores, tédio, alienação, alcoolismo, dentre outros fatores que tornavam difícil a convivência no ambiente de trabalho.

Primeira fase: pretendia confirmar a influência da iluminação sobre o desempenho dos operários. Para isso, dois grupos foram colocados em salas diferentes, onde faziam o mesmo trabalho, em condições iguais, sendo que um grupo trabalhava sob a luz variável e o outro grupo trabalhava sob a mesma iluminação o tempo todo.

Não foi encontrada uma relação entre as duas variáveis (iluminação e rendimento dos operários), mas sim a existência de outras variáveis como o fator psicológico. Baseados em suas suposições pessoais, os operários se julgaram na obrigação de produzir mais quando a iluminação aumentava, já que quando diminuía a iluminação o mesmo ocorria com a produção. Ou seja, o rendimento variava de acordo com a luminosidade que os operários estavam submetidos a trabalhar.

Segunda fase: desenvolveram-se os seguintes campos: social, oriundo do trabalho em equipe; e de liderança, gerado pelos objetivos comuns. Para realizar uma experiência a respeito destes campos foi estabelecida uma sala experimental que permitia que os operários trabalhassem com liberdade e menor ansiedade: supervisão não tão rigorosa onde o supervisor, desempenha um papel de orientador das atividades, tornando o ambiente calmo e sem pressões, proporcionando um desenvolvimento social e a integração de grupos e indivíduos.

Terceira fase: foi montado um programa que consistia em entrevistas com os empregados para conhecer as opiniões e sentimentos de cada um, chamado de Programa de entrevistas, onde percebeu-se que no ambiente de trabalho havia funcionários com lealdade e liderança em relação ao grupo, isto é, uma organização informal de operários, que criavam suas próprias regras e caso alguém ousasse a ser contra este grupo e suas regras eram punidos em sigilo.

Quarta fase: teve como base a observação dos sentimentos parecidos entre os integrantes do grupo e a relação de organização formal e informal, que tinha a finalidade de proteger a administração empresarial na empresa em que trabalhavam das ameaças que surgiam.

. Esta experiência foi suspensa em 1932, devido à crise de 1929, porém a 4ª Fase permitiu o estudo das Relações Humanas entre a organização formal de fábrica e a organização informal dos operários. (ESTA PARTE SUBLINHADA EM ITÁLICO É A QUE EU VOU EXPLICAR BLZ)

Conclusões da experiência

- O nível de produção é determinado pela integração social e não pela capacidade física dos operários. O comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo (agem como parte do grupo).

- O comportamento dos trabalhadores está relacionado às normas padrões sociais (a motivação dos funcionários através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com