TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hardwares

Projeto de pesquisa: Hardwares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.229 Palavras (13 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Sabe-se que para um bom funcionamento de um sistema computacional, são necessários um conjunto de vários componentes e recursos integrados como hardwares e softwares, sobretudo mostraremos alguns destes recursos, em particular de hardwares, e seus tipos atuais como memórias, processadores, e disco rígido (HD), os quais tem papel importantíssimo para que ocorra um desempenho adequado em uma máquina.

1 – MEMÓRIAS

Historicamente as memórias que primeiro surgiram eram construídas com válvulas, após foram substituídas por memórias magnéticas e a partir do final da década de 1960 apareceram as chamadas memórias baseadas em semicondutores e que com o passar do tempo diminuíram de tamanho e aumentaram sua velocidade. Segundo Weber (2012) uma memória é caracterizada comumente por vários parâmetros, porém os mais importantes são tamanho, velocidade e tecnologia.

1.1 - MEMÓRIA ROM

A memória ROM (Read Only Memory) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. Outra característica das memórias ROM é que elas são do tipo não voláteis, isto é, os dados gravados não são perdidos na ausência de energia elétrica ao dispositivo. As aplicações da Memória ROM estão presentes em qualquer dispositivo digital, como por exemplo, um relógio. Sempre que um computador é iniciado, ele necessita de informações existentes em algum lugar para carregar suas funções básicas e/ou principais de uma forma que elas sempre sejam acessíveis e não se apaguem ao interromper a alimentação. Muitos dispositivos como satélites, controles remotos, impressoras, celulares, todos os aparelhos digitais comportam uma ROM para realizarem suas tarefas básicas.

As memórias ROM podem ser utilizadas para armazenar rotinas (programas de check-up, de partida) tabelas com informações sobre o sistema de computação para o uso do processador, programas de produtos de consumo de massa, armazenamento de fotografias digitais. (Marçula, M.; Filho, P. A. B., 2008, p.104)

A memória rom de seu micro é responsável pela BIOS do sistema que é responsável por "acordar" todos seus componentes, também pelo auto teste, neste caso estes testes são feitos na memória e outros componente do hardware e também pelo Setup responsável pela configuração de sua máquina. Ou seja, é na memória ROM que tudo começa.

TIPOS DE MEMÓRIA ROM

* As primeiras ROMs a serem desenvolvidas são as chamadas Mask-Rom, e são nada mais do que circuitos integrados que guardam o software ou os dados gravados durante a sua criação.

* PROMs (Programmable Read-Only Memory) podem ser escritas com dispositivos especiais, mas não podem mais ser apagadas ou modificadas.

* EPROMs (Erasable Programmable Read-Only Memory) podem ser apagadas pelo uso de radiação ultravioleta permitindo sua reutilização.

* EEPROMs (Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory) podem ter seu conteúdo modificado eletricamente, mesmo quando já estiver funcionando num circuito eletrônico.

* Memória flash semelhantes às EEPROMs são mais rápidas e de menor custo.

* CD-ROM são discos ópticos que retêm os dados não permitindo sua alteração.

* DVD-ROM são discos ópticos, tal como os CD-ROM, mas de alta densidade.

1.2 - MEMÓRIA RAM

A memória RAM, conhecida como memória de acesso aleatório (Random-access memory), é responsável por armazenar temporariamente os programas executados no computador, como afirma os autores Marçula e Filho (2008) que o termo acesso aleatório é usado porque a CPU chega à RAM usando um endereço para chegar diretamente aos dados sem precisar transpassar por outros. Algumas características da memória RAM: É uma memoria principal (o computador possui duas memorias principais: Rom e Ram); É uma memoria transitória, volátil (ao desligar o computador, as informações armazenadas serão apagadas); A tecnologia atual utilizada na memória RAM é DDR3 – SDRAM; Atualmente os tamanhos da memória RAM variam entre 1GB e 16GB (Servidores de grande porte possui memória bem maior); Tamanho menor que um disco rígido; Quanto maior for a memória RAM do computador, melhor o seu desempenho; A memória RAM não está presente somente na memória principal, existem placas de vídeo que também podem vir com um tipo de memória RAM como exemplo VRAM.

A memória armazena instruções de programas e dados imediatamente antes ou imediatamente após os registradores. (Stair, R. M.; Reynolds, G. W. 2009, p.78)

A fabricante de peças para computadores Crucial anunciou que planeja lançar as primeiras memórias RAM DDR 4 no próximo ano. Os novos modelos prometem apresentar uma grande evolução de desempenho em computadores e reduzir o consumo total de energia em até 20%. Embora o padrão de memórias DDR4 seja conhecido há algum tempo, ainda não há nenhum produto com a tecnologia no mercado. O upgrade trará melhorias de desempenho que devem agradar bastantes profissionais que lidam com programas pesados e o público gamer. Apresentam alguns benefícios: Maior velocidade: As atuais DDR3 têm frequência em torno de 1 Ghz ou 1666 Mhz. A DDR4 pode alcançar mais de 2 Ghz, possibilitando maior potência ao computador para gerenciar as atividades do sistema operacional em aplicativos e jogos, por exemplo; Maior eficiência: DDR4 consome 20% menos energia do que a geração anterior. Com isso, é provável a vida útil da bateria de notebook, assim como a autonomia desses equipamentos, tenha uma boa melhora. Já em desktops, a redução no consumo de energia promete ser considerável; Maior densidade: O padrão DDR 4 concentrará maior quantidade de memória RAM em um único pente. Dessa forma, o usuário poderá montar um computador mais poderoso sem ter que comprar vários componentes ou ocupar mais de uma entrada da placa-mãe. Para quem deseja realizar a atualização logo após o lançamento, porém, será necessária cautela. As novas memórias DDR4 também exigirão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com