TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrologia

Ensaios: Hidrologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  1.667 Visualizações

Página 1 de 2

Lista 2 - Exercícios de Hidrologia

1) As chuvas ciclônicas são de:

( a ) Grande intensidade, pequenas áreas de atuação, longa duração. ( b ) Baixa intensidade, grandes áreas de atuação, longa duração. ( c ) Grande intensidade, grandes áreas de atuação, longa duração. ( d ) Baixa intensidade, grandes áreas de atuação, pequena duração. ( e ) Média intensidade, grandes áreas de atuação, longa duração.

2) Em relação à evaporação e à transpiração no ciclo hidrológico, considere as seguintes afirmativas para responder o exercício a seguir:

I. A evaporação é o processo de transferência de água líquida para vapor do ar diretamente de superfícies líquidas, como lagos, rios, reservatórios, poças e gotas de orvalho. A água que umedece o solo, que está em estado líquido, também pode ser transferida para a atmosfera diretamente por evaporação.

II. A transpiração é a transferência da água presente no solo para a atmosfera através do processo de transpiração vegetal. A transpiração envolve a retirada da água do solo pelas raízes das plantas, o transporte da água através da planta até as folhas e a passagem da água para a atmosfera através dos estômatos da folha.

III. A transpiração é influenciada pela radiação solar, pela temperatura, pela umidade relativa do ar e pela velocidade do vento. Independe de outras variáveis, como o tipo de vegetação e o tipo de solo.

De acordo com o enunciado visto anteriormente, assinale a alternativa CORRETA. ( a ) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

( b ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. ( c ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. ( d ) Somente a afirmativa III é verdadeira. ( e ) Somente a afirmativa II é verdadeira.

3) Qual é o efeito esperado do pisoteamento do solo pelo gado sobre a capacidade de infiltração?

( a ) Compactação do solo.

( b ) Aumento da infiltração no solo. ( c ) Umidificação do solo.

( d ) Afinamento das partículas do solo. ( e ) Revolvimento do solo.

4) A figura abaixo representa a seção transversal de um pequeno rio S. Essa seção está dividida em três subseções S1, S2 e S3. A geometria da seção é dada em metros. Na superfície da água foram medidas três velocidades: V1 = 0,4m/s, V2 = 0,5m/s e V3 = 0,45m/s, correspondendo a cada uma das subseções. Considerando-se que a velocidade média de cada subseção é 85% da velocidade medida na superfície, determine a vazão do rio na seção S = S1+S2+S3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com