TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrologia - Introdução

Por:   •  15/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

A Hidrologia estuda a água na natureza. Esta ciência abrange as propriedades da água, os fenômenos que ela está envolvida, assim como a dinâmica de sua circulação e distribuição no planeta. Em síntese, o estudo da Hidrologia pode ser compreendido a partir da coleta de dados básicos: quantidade de água precipitada ou evaporada e a vazão de rios; a análise desses dados para o estabelecimento de suas relações mútuas e o entendimento da influência de cada possível fator envolvido em possíveis eventos hidrológicos, para finalmente buscar aplicações dos conhecimentos alcançados para a resolução de inúmeros problemas práticos.

O porquê do estudo da Hidrologia é evidente, porém, não se abstém de certo detalhamento, haja vista que seu ciclo, apesar de muito comum em nosso dia a dia, não é conhecido em sua profundidade. Os diversos fatores que envolvem a água, suas transformações e interações com o ser humano e ambiente abrangem diversas áreas de estudo, sejam elas de cunho social ou científico.

A partir do domínio de um real conhecimento hidrológico, seria possível não só uma melhor exploração da água, mas também sua utilização em consenso com o ambiente e a própria capacidade de renovação de seu ciclo.

Quando temos em mente que embora a superfície de nosso planeta seja composta de aproximadamente ¾ de água, sendo apenas 2,5% doce e dessas, encontrando-se um número ainda menor disponível ou de fácil acesso, se torna mais evidente a necessidade de conhecermos bem este recurso a fim de utilizá-lo de forma mais responsável. Se tratando de engenharia, a hidrologia é uma ferramenta imprescindível em qualquer projeto que esteja relacionado à utilização de recursos hidráulicos, o que abrange a maioria dos casos.

A Hidrologia é baseada em elementos observados e medidos no campo. Para a obtenção desses elementos, é fundamental o estabelecimento de postos pluviométricos ou fluviométricos, nos quais se deve sempre fazer manutenções. Os estudos hidrológicos são feitos baseados nos regimes de precipitação e de escoamento dos rios, ao longo do tempo. Dessa forma, os projetos de obras futuras são feitos a partir de elementos do passado, considerando-se ou não a probabilidade de se verificarem alterações referentes ao passado. Isso é possível porque as grandes linhas dos fenômenos hidrológicos se mantêm aproximadamente as mesmas no decorrer dos anos.

A água pode ser encontrada na Terra no estado sólido, líquido e gasoso. Essa variabilidade de estados físicos da água se deve ao seu ciclo hidrológico, que por sua vez permite uma constante movimentação desse fluido nos ambientes. O que torna os processos hidrológicos complexos é a necessidade do conhecimento aprofundado não só dos fenômenos, mas também dos ambientes onde ocorrem. A partir da energia fornecida pelo sol, a água é elevada da superfície terrestre para a atmosfera (evaporação) formando as nuvens. Quando essas nuvens estão muito carregadas ocorre a precipitação, que pode ser em forma de granizo, neve ou chuva. A mais comum em nosso país, a chuva, uma vez na superfície dos solos pode circular por meio de linhas de água que se reúnem em rios até atingir os oceanos (escoamento superficial), ou se infiltrar nos solos e nas rochas, através dos seus poros, fissuras e fraturas (escoamento subterrâneo). Nem toda a água precipitada alcança a superfície terrestre, já que uma parte, na sua queda, pode ser interceptada pela vegetação e volta a evaporar-se. A quantidade de água e a velocidade com que ela circula nas diferentes fases do ciclo hidrológico são influenciadas por diversos fatores como, por exemplo, a cobertura vegetal, altitude, topografia, temperatura, tipo de solo e geologia.

A quantidade de chuva pode ser conhecida a partir da altura de água caída e acumulada sobre uma superfície plana e impermeável. Ela é avaliada a partir de medidas executadas em pontos previamente escolhidos, utilizando aparelhos denominados pluviômetros ou pluviógrafos. Tanto um, como o outro aparelho colhem uma pequena amostra de água, pois possuem uma pequena superfície horizontal de exposição (500 e 200 cm² respectivamente), colocados a 1,50 m do solo.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com