TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene E Segurança Do Trabalho

Exames: Higiene E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DIRIGIDO

Nome: RA:

Turma:

Profª

São José dos Campos - SP

09/2013

Índice

1. Introdução. 3

2. Objetivo. 3

3. Arranjo físico e instalações 4

4. Instalações e dispositivos elétricos 5

5. Dispositivos de partida, acionamento e parada. 6

6. Sistemas de segurança 6

7. Dispositivos de parada de emergência 7

8. Componentes pressurizados 8

9. Transportes de materiais 9

10. Aspectos ergonômicos 10

11. Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos 11

12. Prensas e similares 13

13. Referências bibliográficas 13

1. Introdução.

A higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa.

Segundo a O.M.S.-Organização Mundial de Saúde, a verificação de condições de Higiene e Segurança consiste "num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade ".

A higiene do trabalho propõe-se combater, de um ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e do trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afetar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador).

A segurança do trabalho propõe-se combater, também de um ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.

Para além disso, as condições de segurança, higiene e saúde no trabalho constituem o fundamento material de qualquer programa de prevenção de riscos profissionais e contribuem, na empresa, para o aumento da competitividade com diminuição da sinistralidade.

2. Objetivo.

Exemplificar com fotos e comentários como foi aplicada a Legislação. Para cada item descrito abaixo.

3. Arranjo físico e instalações

A imagem abaixo ilustra um quadro de ferramentas utilizadas no processo produtivo, onde podemos verificar a organização no armazenamento, bem como a disponibilidade em local específico, de acordo com o item 12.10 da Norma Regulamentadora.

Na imagem abaixo mostra rodízio com trava que atende ao item 12.12 da Norma Regulamentadora

Na 1° imagem abaixo ilustra um depósito de armazenamento de produto final acabado e materiais utilizados no processo produtivo, onde verificamos que atende o item 12.7 com as devidas demarcações com faixas na cor indicada pela norma técnica, e na 2° imagem apesar de estarem organizadas não estão com demarcações no chão.

4. Instalações e dispositivos elétricos

Verifica-se através da imagem abaixo a não-conformidade com o item 12.8 da NR, alínea “c” que prescreve que o local deve ser mantido livre de objetos e ferramentas, o que não ocorre com o exemplo citado pelo fato de que na parte inferior do quadro há objetos e ferramentas.

Verifica-se através da imagem abaixo o atendimento ao item 12.18 da NR, que prescreve através da alínea “a” que o quadro deve ser mantido com as portas de acesso permanentemente fechadas, bem como a alínea “c” e “d” que prescrevem a sinalização quanto a perigo de choque elétrico e conservação e limpeza do local.

5. Dispositivos de partida, acionamento e parada.

As imagens abaixo ilustram dois exemplos de acordo com o item 12.25 da NR, que prevê componentes de partida e acionamento, onde obrigatoriamente devem possuir dispositivos que impeçam o funcionamento automático de máquinas ao serem energizados.

6. Sistemas de segurança

Verifica-se através da 1° imagem abaixo a conformidade com o item 12.41 da NR, que cita por meio da alínea “a”, que proteções físicas de segurança devem ser mantidas em sua posição de maneira permanente ou por meio de elementos de ficação permitindo sua remoção ou abertura com o uso de ferramentas específicas.

Verifica-se através da imagem abaixo que a escada com fundo atente ao item 12.53 da Norma NR-12

7. Dispositivos de parada de emergência

Verifica-se através da imagem abaixo a conformidade com o item 12.56 da NR, que prescreve que máquinas devem ser equipadas com dispositivos de parada emergencial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com