TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do bairro casa verde e a inauguração da ponte

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 2

História do bairro da Casa verde e a inauguração da Ponte

O que temos hoje como o Bairro de Casa Verde nos idos do século XVIII era conhecido como Sítio da Casa Verde. Em 1842 João Maxwell Rudge se torna proprietário do local, e em 1913 seus descentes decidem lotear o lugar, dando origem ao Bairro.

A Ponte da Casa Verde foi construída em madeira por volta de 1915 pelos irmãos Rudge a fim de interligar as duas margens do Rio Tietê. Esta primeira ponte foi construída usando madeira de lei, era tosca e estreita porém representou um grande impulso para a região.

O crescimento do bairro foi relativo e lento, até que em 1922 os trilhos de bonde chegaram ao bairro. Oswaldo de Souza Rudge, auxiliado eficientemente por seu pai Horácio Vergueiro Rudge, implantava a Transvias Canadenses.A inauguração do bonde foi muito festiva, correndo a população a homenagear ruidosamente os diretores da empresa elétrica, senhores Mac Connel e Edgar de Souza. Este veículo trouxe um novo panorama e desenvolvimento ao bairro, situado a 6 Km do cento da cidade.

A partir da instalação do bonde, o bairro foi crescendo animadoramente, os estábulos mal cheirosos, casas pobres, cediam espaço para belas casas de funcionários e pequenos profissionais.  

A ponte atual, de concreto, é de 1954, e a análise de seu projeto e execução fazem parte do presente trabalho. Por determinação da Lei Municipal 15880/13 a sua denominação passa a ser Ponte da Casa Verde – Jornalista Walter Abrahão, em homenagem ao jornalista e radialista morador do bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com