TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Horst Paul Albert Bormann

Seminário: Horst Paul Albert Bormann. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Seminário  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Horst Paul Albert Bohrmann

Nascido em Weißenfels-an-der-Saale, Alemanha, no dia 14 de agosto de 1906, Horst Paul Albert Bohrmann era o segundo filho de um próspero comerciante protestante de classe média - Max Bohrmann e sua esposa, Klara Schoenbrodt.

Na juventude, estudou no Kunstgewerbeschule (uma espécie de Liceu de Artes e Ofícios), em Hamburgo. Posteriormente, ele se transferiu para Paris, onde estudou arquitetura com o modernista Le Corbusier.

Em Paris, Horst se tornou amigo dos grandes expoentes da vanguarda cultural daquela época. Em 1930, ele conheceu o Barão George Hoyningen-Huene, um nobre báltico nascido em São Petersburgo e fotógrafo da revista Vogue, que se tornaria o seu mentor intelectual e amante.

A parceria de Horst com a Vogue começou em 1931, com a publicação da primeira foto de sua autoria na edição francesa da revista, de novembro daquele ano. Era um anúncio de página inteira mostrando uma modelo vestindo veludo preto e segurando uma garrafa do perfume Klytia com uma mão, e com a outra outra levemente acima dela.

Loretta Young, Nova York, 1941.

O real avanço de Horst como fotógrafo de moda e retratos começou em 1932, nas páginas da Vogue britânica, especificamente na edição de 30 de março de 1932, que trazia três páginas de moda assinadas por ele e um retrato de página inteira da filha de Sir James Dunn, patrono e mecenas do Surrealismo. Sua primeira exposição foi em Paris, em 1932, quando recebeu uma crítica favorável, publicada na revista The New Yorker, Horst finalmente adquiriu fama internacional. No mesmo ano, ele fotografou a atriz Bette Davis, pela primeira vez; Bette seria a primeira, das diversas celebridades que Horst fotografou ao longo de sua carreira. Em apenas dois anos, ele fotografou artistas, nobres e socialites do porte de Noël Coward, Yvonne Printemps, Lisa Fonssagrives, Conde Luchino Visconti di Madrone, Duque Fulco di Ventura, Barão Nicolas de Gunzburg, Princesa Natalia Pavlovna Paley, Daisy Fellowes, Princesa Marina da Grécia e Dinamarca, Cole Porter, Elsa Schiaparelli, e outros.

Ginger Rogers, 1936.

Marlene Dietrich vestindo Christian Dior, para a Vogue americana, dezembro de 1947.

Coco Chanel, 1937.

Em 1937, Horst alugou um apartamento em Nova York e certa vez encontrou Choco Chanel enquanto residia na cidade. Ele a chamava de "a rainha de todas as coisas", e seria o fotógrafo das coleções da estilista francesa pelas três décadas seguintes.

Ele conheceu o diplomata britânico Valentine Lawford em 1938, juntos, eles adotaram e criaram um menino, chamado Richard J. Rogers. O casamento durou até a morte de Lawford, em 1991.

O fim dos anos 30 e o começo dos 40 seriam o período de maior produção artística da carreira de Horst. Em 1941, ele requiriu a cidadania americana, no ano seguinte, passou no exame físico do exército e um ano depois ingressou na armada, em 2 de julho de 1943; em outubro do mesmo ano se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com