TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IEEE 802.6 802.7

Dissertações: IEEE 802.6 802.7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  1.675 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Rede metropolitana (MAN)

Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local. Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica).Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.

Protocolo IEEE 802.6 (DQDB - Distributed Queue Dual Bus)

Definição:

802.6 é o padrão IEEE para rede de área metropolitana (MAN). É o método de acesso e especificações da camada física. Distribuído em fila dupla Bus (DQDB). O Switched Multimegabit Data Service (SMDS) foi derivado do 802.6.Porém essa norma foi revogada.

(DQDB - Distributed Queue Dual Bus) Duplo barramento (dual bus) cada um dos quais transporta dados em ambas as direções, utilizando um método de acesso ao meio do tipo determinístico. Um sistema de fila mantém a ordem na transmissão. Oferecendo altas velocidades (entre 2 e 300 Mbps), possui uma grande tolerância a falhas e um alto desempenho nunca foi muito popular, tendo vindo a ser substituído pelo SMDS e pelo ATM com o qual possui algumas semelhanças.

DQDB lida com a camada física e de enlace de dados, conforme definido pelo sistema abertos modelo de referência de interligação OSI. A camada física e a fila duplo barramento (DQDB) são necessárias para suportar uma subcamada Logical Link Control (LLC) por meio de um serviço de conexão subcamada de controle de acesso ao meio (MAC) de uma maneira consistente com outras redes IEEE 802. Outras funções da camada DQDB são especificadas como um quadro para outros serviços.

MAN - Metropolitan Area Network

•Uma MAN é uma rede cujas distâncias máximas entre pontos conectados excedem a 10 km provendo conectividade regional;

•Uma MAN conecta pontos dentro de uma área metropolitana;

•Podem ser utilizados os meios de transmissão WIRELESS (microondas - terrestre ou satélite) ou Fibras Ópticas.

•Cobre um grupo de prédios, organizações, ou uma cidade. •Pode ser pública ou privada

•Podem trafegar dados e voz

Exemplos: - Rede de TV a cabo

•Cobre uma área geográfica maior, como um país ou continente.

APLICAÇÃO NO BRASIL

As operadoras de telecomunicações também utilizam as MANs para as conexões entre seus pontos de acessos nas cidades.

A tecnologia utilizada pode incluir as tecnologias de multiplexação SONET ou SDH com redes compartilhadas FDDI, ATM, DQDB (“Distributed Queue Dual Bus”) ou até mesmo Gigabit Ehernet. Uma vez que as redes de área metropolitana (tal como as WAN) envolvem a utilização de espaços públicos, apenas podem ser instaladas por empresas autorizadas pela ANATEL. Os únicos casos em que é possível realizar interligações através de espaços públicos é usando micro-ondas rádio ou laser, mesmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com