TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O protocolo IEEE 802.1q é utilizado nas redes VLAN (Virtual Local Área Network)

Por:   •  3/10/2015  •  Artigo  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  1.122 Visualizações

Página 1 de 4

REDES 802.1Q

MELO, Diogo Raupp

1 – INTRODUÇÃO

O protocolo IEEE 802.1q é utilizado nas redes VLAN (Virtual Local Área Network), as vlans são uma forma de podermos criar pequenas redes virtuais, de forma que podemos dividir os computadores de uma rede por setor, por exemplo, uma empresa pode dividir sua rede para que o setor de estoque não tenha contato com a rede do setor financeiro, e assim, protegendo os dados de ambos os setores.

2 – FUNCIONAMENTO

As VLANs são configuradas em switches com adição de um rótulo de 16 bits entre o cabeçalho de Ethernet e Payload de um quadro conforme a figura abaixo. Disponível em https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questoes/prova/CESGRANRIO+-+2012+-+Petrobr%C3%A1s+-+Engenheiro+de+Telecomunica%C3%A7%C3%B5es+J%C3%BAnior+-+2012/disciplina/Redes+de+Computadores+%2528TI%2529

[pic 1]

Assim, apenas as portas do switch de uma VLAN vão receber os quadros destinados aquela VLAN, um quadro Ethernet aumenta em 4 octetos o seu tamanho.

3 – TIPOS de VLAN

As VLANs são baseadas nas normas IEEE 802.1Q, existem duas formas de associar VLANs.

Estática: com essa técnica as portas são atribuídas automaticamente pelo switch, caso haja necessidade o administrador deve alterar a porta manualmente.

Dinâmica: As portas são associadas automaticamente, podem ser detectadas pelo endereço lógico, endereço MAC ou tipo de protocolo de comunicação de rede, será necessário o uso de softwares para fazer a criação, e logo que a maquina é conectada na rede, será associada a VLAN correta.

3.1 VLAN baseada em portas

Conforme explica Barros, com está técnica, pode-se implementar VLANs agrupando utilizadores por porta, por exemplo, num switch de 16 portas, as portas de 1 até 4, 10, 13 e 15 pertencem á VLAN1, as portas 7, 9, 14 e 16 pertencem á VLAN2, e as restantes são pertencentes á VLAN3, como pode constatar na tabela que se segue.

[pic 2]

Tabela 1 retirada do Artigo “Segurança de redes locais com a implementação de VLANs – de Odair Soares Barros, Página 42.”.

A desvantagem é que se um hub com 8 maquinas for conectado a uma porta do switch, todas as maquinas do hub irão fazer parte da VLAN.

3.2 VLAN associados por MAC

Nas VLANs associadas por endereço MAC os membros da rede podem ser identificados pelo MAC, desde que seja previamente associado.

Para a Cisco System (2003) uma das desvantagens da implementação de VLANs com base nos endereços MAC, é a exigência de que todos os utilizadores estejam configurados logo no início em pelo menos uma VLAN. Após a inicial configuração manual, os utilizadores poderão então ser encaminhados automaticamente, dependendo das soluções do fabricante.

3.3 VLANs baseados em protocolos de rede

Segundo Marcelo Mollinari, este é o tipo de VLAN ideal para redes que suportam múltiplas variedades de protocolos de rede, ou que se baseiam em endereços da camada de rede neste tipo de VLAN a identificação dos membros é feita com base em informações da camada de rede, mas ainda assim, não se deve confundir esta etapa com a função de routing geral da rede.

4 – VANTAGENS

Existem diversas vantagens com a implementação de Vlans, dentre eles:

  1. Controle do broadcast

O uso das VLANs diminuem o numero de pacotes para endereços desnecessários, contribuindo assim para o aumento da capacidade da rede. Em uma VLAN os domínios de broadcast são menores porque o numero de dispositivos conectados é menor, com isso trafegam menos dados pelo broadcast.

  1. Segmentação da rede

Cada grupo de trabalho ou setor da empresa poderá ter uma VLAN, mesmo que as maquinas estejam distantes.

  1. Redução dos custos

A maior parte dos custos de uma rede é pela inclusão e/ou movimentação dos usuários. Sempre que um usuário se movimenta é preciso novo cabeamento, um novo endereço e nova configuração de roteadores.

  1. Gerenciamento

A inserção e movimentação de usuários pode ser feita a distancia pelo administrador.

  1. Aumento da performance

Em uma rede com 30 maquinas, a cada mensagem enviada todas as maquinas devem parar tudo o que estão fazendo para ver se a mensagem não está destinada a ela, e a maquina que enviou a mensagem deve parar 29 vezes para escutar a resposta das demais, em uma rede VLAN a mensagem é enviada diretamente para a VLAN destinada, diminuindo assim o numero de vezes que a maquina deve parar para escutar a rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com