TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia de redes (Padrão IEEE)

Relatório de pesquisa: Tecnologia de redes (Padrão IEEE). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  4.324 Palavras (18 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 18

TECNOLOGIA DE REDES(Padrão IEEE)

PADRÃO 802.2 (LLC – LOGICAL LINK CONTROL )

O nível de enlace para redes locais foi dividido em duas partes, sendo a primeira uma interface comum para o nível superior (rede),tornando transparente para este os três tipos de protocolos de enlace. Este subnivel de interface comum enlace/rede foi denominado LLC.

O controle lógico do enlace recebeu do IEEE a padronização 802.2, e através deste protocolo, uma mesma arquitetura pode fazer uso de três diferentes protocolos de enlace (802.3,802.4 e 802.5).

O LLC de determinada máquina origem, comunicando-se com um LLC de determinada máquina destino, pode estabelecer uma confirmação end to end ou um serviço sem conexão .

O LLC fornece três opções de serviço: serviço de datagrama não confiável, serviço de datagrama com confirmação e serviço orientado à conexão confiável. O cabeçalho do LLC é baseado no antigo protocolo HDLC. Uma variedade de formatos diferentes é usada para dados e controle. Para o serviço orientado à conexão ou de datagrama com confirmação, os quadros de dados contêm um endereço de origem, um endereço de destino, um número de seqüencial, um número para confirmação e alguns bits trocados. Para o serviço de datagrama não confiável, o número de seqüência e o número de confirmação são omitidos.

PADRÃO IEEE PARA MAC (MEDIUM ACCESS CONTROL)

O MAC se refere à disciplina de acesso, sendo constituído de três protocolos já bem definidos e largamente utilizados (Ethernet, Token Ring e Token Bus). Os padrões definidos para o MAC não descrevem apenas a disciplina de acesso ao meio de transmissão, mas também as topologias para cada disciplina e seus respectivos meios de transmissão, englobando neste caso, tipos, características elétricas e dielétricas , distancias máximas possíveis , etc.

Padrão IEEE 802.3 e Ethernet

Utiliza o método CSMA/CD1 – persistente (para transmitir, uma estação "escuta" o cabo e se ele estiver desocupado ela transmite, se houver colisão ela para, espera um tempo aleatório e recomeça o processo), construído de forma a permitir a comunicação entre máquinas dispersas pelas ilhas Havaianas. Mais tarde foi acrescentada detecção de portadora, e a Xerox criou um sistema CSMA/CD de 2,94 Mbps a ser conectado a 100 estações de trabalho pessoais em um cabo de 1 Km. Esse sistema foi chamado de Ethernet, mais tarde foi criado um sistema Ethernet de 10 Mbps. Esse padrão formou a base do 802.3. O padrão 802.3 difere da especificação Ethernet por descrever uma família inteira de sistemas CSMA/CD1 – persistente, que funcionavam com uma velocidade entre 1 e 10 Mbps em diversos meios, outra diferença se da com relação ao cabeçalho de um campo.

A notação 10Base5 (Ethernet grosso)significa que ele opera a 10 Mbps, utiliza a sinalização de banda básica e pode aceitar seguimentos de até 500 m, geralmente as conexões com ele são feitas com conectores de pressão (vampire taps), nos quais um pino é cuidadosamente inserido até a metade na parte central do cabo coaxial,esse cabo é comum existir uma marcação a cada 2,5 m onde serão encaixados os conectores.

Nome Cabo Seguimento máximo Nós / Seguimento Vantagens

10Base5 Coaxial grosso 500 m 100 Ideal para backbones

10Base2 Coaxial fino 200 m 30 Sistema mais barato

10Base-T Par trançado 100 m 1.024 Fácil manutenção

10Base-F Fibra ótica 2.000 m 1.024 Melhor entre edifícios

Tabela 1 - Tipos Mais comuns de LANS 802.3 de banda Básica

Mais tarde surgiu um segundo tipo, o cabo 10Base2 ou Ethernet fino, que ao contrario do outro é mais fino e flexível e ao invés de usar conectores de pressão usam conectores BNC, padrão para formar junções "T", que são mais confiáveis e fáceis de usar.

Devido a dificuldade de detecção de cabos partidos foram adotados sistemas utilizando outro tipo de padrão, em que algumas estações tem um cabo conectado a um hub central, utilizando pares trançados, esse tipo de cabeamento foi denominado 10Base-T. No 10Base5, um transceptor é preso firmemente ao cabo para que seu conector de pressão faça contato com o núcleo interno do cabo, nesse transceptor existe um circuito eletrônico que tratam da detecção da portadora e de colisões. Quando ocorre uma colisão o transceptor injeta um sinal inválido no cabo para garantir que todos os outros transceptores também entendam que ocorreu uma colisão. Nesse esquema existe um cabo que liga o transceptor a uma placa de interface no computador, esse cabo é chamado cabo de tranceptor, que pode chegar até 50 m de comprimento, nele existem cinco pares trançados blindados individualmente, onde, dois são destinados à entrada e saída de dados respectivamente, dois destinados a sinais de controle de entrada e saída e o ultimo par permite que o computador forneça energia aos circuitos do transceptor.

VELOCIDADE DE TRANSFERÊNCIA

A Ethernet padrão, oferece suporte a taxas de transferência de dados a 10Mbps, através de uma ampla gama de cabos. Versões mais rápidas como a Fast Ethernet (100BaseT) oferece suporte a taxas de transferências de dados a 100Mbps e a Gigabit Ethernet oferece suporte a taxas de 1 Gbps ou 1000Mbps.

Cabe lembrar que o aumento do numero de estações e da demanda de trafego em uma rede com protocolo 802.3 acarretará um aumento da probabilidade da incidência de colisões, afetando assim a performance da rede. O respeito aos padrões quanto a distancias máximas , tipos de cabos e conectores interferem diretamente.

Padrão IEEE 802.4: Barramento com Passagem de Permissão - "Token Bus"

Apesar de já ser bastante utilizada em escritórios, o padrão 802.3 sofreu sérias restrições de pessoas ligadas a General Motors e ao setor de automação fabril. Isso de deve ao fato de uma estação ficar esperando um tempo arbitrariamente longo, podendo ser até ilimitado, para poder enviar um quadro; tudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com