TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Relatório de pesquisa: IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

Reconhecidamente, o setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país, e desta forma se torna peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável.

O Brasil esteve por muitos anos em ritmo muito lento no que diz respeito á construção civil, mas agora vive um novo momento com aumento considerável no número de obras pelo país a fora. São casas, apartamentos, escolas, estradas e outros tipos de construções. Tudo isso gera o chamado impacto ambiental e pode de alguma forma afetar o meio ambiente.

A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% á 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria, as empresas de construções civis, crescerão aproximadamente 63% de 2007 á 2011, segundo dados do IBGE.

No decorrer deste trabalho, estará evidenciando algumas ideias para que possa ser mantida a sustentabilidade econômica, ambiental e social da sociedade, que podem ser adotadas pela empresa L&CONSTRUÇÃO para que possa melhorar sua imagem e obter ganhos em termos de lucros, valorização da marca, respeito ás pessoas e conservação do planeta.

IMPACTOS DE UMA CONSTRUÇÃO CIVIL

Uma construção civil, mesmo que não seja tão perceptível em um primeiro momento, é uma atividade extremamente poluente e com um produto final que consome muitos recursos naturais. E isto ainda é agravado pelo fato de que novas tecnologias que poderiam atenuar o impacto ao meio ambiente, ainda encontram grandes resistências. Vejamos abaixo alguns dos impactos causados por essas contruções:

A operação dos edifícios consome mais de 40% de toda energia produzida no mundo. Consome 50% da desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.

O grande desafio de uma política econômica, seja empresarial ou governamental, é gerar crescimento econômico, lucro, renda e criar empregos sem ocasionar danos ao meio ambiente.

CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Portanto podemos definir que a sustentabilidade é um modo de criar um ciclo entre o que se consome e o que se renova a exemplo do processo de reciclagem de alumínio e do reflorestamento.

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E SUA IMPORTÂNCIA

O conceito de sustentabilidade econômica é um conceito que a cada dia atrai mais a atenção das pessoas. Isto porque, não só o conceito de sustentabilidade econômica mais como de sustentabilidade em si ganhou muito espaço na mídia e na propaganda em geral. É difícil vermos uma propaganda eleitoral, ou governamental que não inclua alguma referencia ao conceito de sustentabilidade.

Hoje em dia, praticamente toda grande empresa e organização levanta a Bandeira do crescimento sustentável.

A sustentabilidade econômica é extremamente importante para estabelecer um ambiente seguro para as gerações futuras. A camada de ozônio está diminuindo lentamente, o aquecimento global vem ocasionando tragédias ambientais como altas ondas de calor, enchentes, furacões e outros acontecimentos. O ser humano de hoje em dia está habituado ao uso do petróleo como combustível, mas é preciso olhar para frente e desenvolver tecnologias capazes de utilizar menos recursos naturais.

As economias globais e o crescimento atual da população são atuais desafios para o meio ambiente e agricultara. A sociedade faz planos com um forte enfoque nas necessidades de cada um, uma visão consumista a respeito da vida. Por esta razão, definimos sustentabilidade econômica como uma forma de preservar o mundo para que possamos utilizar dele no futuro. Esta será a única maneira a qual teremos para continuar a vida na Terra.

Ou seja, a sustentabilidade econômica é a capacidade de exploração que um ecossistema pode suportar de seus recursos naturais. Trata-se de como a sustentabilidade ambiental está relacionada com a população humana, bem como ameaçada pelo mesmo.

PROPOSTA DE AÇÕES SOBRE A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

- Utilização, sempre que possível, de fontes de energia limpa e renovável. Exemplos: Eólica e solar.- Processos produtivos que usem de forma racional a energia elétrica e a água.- Tratamento adequado a todos os poluentes gerados na produção de mercadorias e serviços.- Uso, sempre que possível, de meios de transportes de mercadorias mais econômicos e menos poluentes. O meio ferroviário e marítimo são os mais recomendáveis.

SUSTENTABILIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com