TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DOS CUSTOS RELATIVOS À SEGURANÇA DO TRABALHO NAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Casos: O IMPACTO DOS CUSTOS RELATIVOS À SEGURANÇA DO TRABALHO NAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 3

1 IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO

A Segurança da obra e a prevenção de acidentes estão associadas ao processo produtivo em um ambiente de trabalho. Sob condições adequadas proporcionam ao trabalhador direcionar toda a sua potencialidade ao trabalho minimizando os riscos e a possibilidade de acidentes.

A segurança passa a ter uma importância fundamental para conseguir os mais altos índices de produção e produtividade, sabemos que as maiorias das empresas acreditam que ignorando a segurança e saúde no trabalho, podem diminuir os custos da obra apenas buscando diretamente os resultados da produção sem priorizar os riscos que incidem nos locais de trabalho e ao mesmo tempo eximem-se de implantar a NR-18 (Norma Regulamentar nº 18) e não oferecem condições mínimas de segurança como: Treinamento, sinalização e o uso do EPI no canteiro de obras.

Além disso, muito equipamento como EPI serão reaproveitados em outras obras, diluindo esses custos.

Com a implantação da segurança do trabalho no canteiro de obras um aspecto muitas vezes não observado pelos empresários é o consequente aumento da produção dos colaboradores, a diminuição do número de afastamento do trabalho por benefício do INSS, a diminuição das perdas de materiais e dos danos às máquinas e aos equipamentos (GOLDMAN, 2004).

A segurança no trabalho é uma função empresarial que, cada vez mais, torna-se uma exigência conjuntural. As empresas devem procurar minimizar os riscos a que estão expostos seus funcionários, pois, apesar de todo avanço tecnológico, qualquer atividade envolve certo grau de insegurança.

A falta de eficaz sistema de segurança acaba causando problemas de relacionamento humano, produtividade, qualidade dos produtos e/ou serviços prestados e o aumento de custos. A pseudo-economia feita não se investindo no sistema de segurança mais adequado acaba ocasionando graves prejuízos, pois, um acidente no trabalho implica baixa na produção, investimentos perdidos em treinamentos e outros custos. No Brasil, de acordo com dados da Previdência Social, demonstrados na Revista CIPA, foram registrados 412 mil acidentes no trabalho em 1993, 388 mil em 94 e 424 mil em 95. Neste último ano, ocorreram 3.381 óbitos por esta causa, portanto, em nosso país, os acidentes no trabalho causam por dia 1.160 vítimas fatais (número maior do que o de óbitos em acidentes de transito).

Deve-se levar em conta, ainda, que estes números não refletem a globalidade total de acidentes, pois, os especialistas em segurança no trabalho acreditam que apenas 50% dos acidentes de trabalho são registrados oficialmente. Assim, chegar-se-ia a assustadora marca de 850 mil acidentes no trabalho por ano. Pela importância do assunto o Ministério do Trabalho está tomando medidas que, de forma lenta e gradativa, vem provocando uma melhoria nas ações preventivas, fundamentais para a diminuição dos acidentes no trabalho, através da realização da Campanha Nacional Contra os Acidentes do Trabalho. Esta campanha, num primeiro momento, tem como principal objetivo fiscalizar as empresas que foram responsáveis por mortes, invalidez permanente e parcial. Também o SESI e o SENAI, desenvolvem há vários anos programas específicos às questões de segurança e saúde do trabalhador 9 (GOLDMAN, 2004).

O Programa Nacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com